Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4279
Authors: Damasceno, Ludymila Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Marilene Soares da
Title: A contação de histórias com uso das tecnologias no Pré-escolar Mãe Eduvirgens: limites e desafios em tempos de pandemia
Keywords: Contação de histórias;Pandemia;Tecnologia;Relatos de experiências;Storytelling;Pandemic;Technology;Experience reports
Issue Date: 19-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Ludymila Alves Damasceno. A contação de histórias com uso das tecnologias no Pré-escolar Mãe Eduvirgens: limites e desafios em tempos de pandemia. 2022. 19 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Educação Infantil, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: É fato que, no contexto educacional, a contação de histórias sempre esteve e estará presente nas diferentes etapas de ensino. Essa arte contribui para preservação de diversas culturas sociais. Além disso, ela possibilita que o sujeito ouvinte conheça outros mundos por meio da imaginação. Dessa forma, o presente trabalho analisa o uso da contação de histórias através de recursos midiáticos como instrumento de ensino para aulas híbridas e remotas em tempos de pandemia. Será abordada a importância dessa arte no contexto educacional, principalmente na fase inicial. O texto dialogará sobre os diferentes espaços em que a oralidade se encontra nos dias atuais, citando autores para subsidiar a discussão. Mencionará o trabalho realizado pela Pré-Escolar Mãe Eduvirgens, localizada no município de Tocantinópolis-TO, expondo relatos sobre diferentes possibilidades e estratégias de se trabalhar com essa arte. Por fim, o trabalho apresentará as respostas de um questionário respondido pelas professoras da instituição, por meio do qual elas comentaram suas experiências com a contação de histórias.
Abstract: It is a fact that, in the educational context, storytelling has always been and will be present in the different stages of teaching. This art contributes to the preservation of diverse social cultures. In addition, it allows the listening subject to know other worlds through imagination. In this way, the present work analyzes the use of storytelling through media resources as a teaching tool for hybrid and remote classes in times of pandemic. The importance of this art in the educational context will be addressed, especially in the initial phase. The text will talk about the different spaces in which orality is found nowadays, citing authors to support the discussion. It will mention the work carried out by Pré-Escola Mãe Eduvirgens, located in the city of Tocantinópolis-TO, exposing reports on different possibilities and strategies of working with this art. Finally, the work will present the answers to a questionnaire answered by the institution's teachers, through which they commented on their experiences with storytelling.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4279
Appears in Collections:Lato Sensu - Campus de Tocantinópolis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Final Ludymila.pdf429.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.