Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4278
Autor(a): Bezerra, Liliane Alves
Orientador: Souza, Adriano Lopes de
Título: A importância do estudo dos egressos de pedagogia pela educação ambiental na educação infantil
Palavras-chave: Educação ambiental;Educação infantil;Egressos;Pedagogia;Environmental education;Child education;graduates;Pedagogy
Data do documento: 26-Ago-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Liliane Alves Bezerra. A importância do estudo dos egressos de pedagogia pela educação ambiental na educação infantil. 2022. 16 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Educação Infantil, Campus de Tocantinópolis-TO.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo mapear o interesse acadêmico dos egressos de pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) sobre a temática da educação ambiental na educação básica, com ênfase na etapa da educação infantil. Para realizar essa pesquisa foi necessário utilizar a metodologia de pesquisa documental, de natureza qualitativa, a respeito dos Trabalhos de Conclusão de curso (TCC’s) construídos pelos egressos do curso de Pedagogia da referida instituição. Para tanto, foram contemplados como foco da nossa pesquisa os quatro campi universitários que possuem o curso de Pedagogia, são eles: Arraias, Miracema, Palmas e Tocantinópolis. Os resultados indicam que somente três trabalhos disponibilizados no acervo digital da UFT de egressos do referido curso abordam a temática da Educação ambiental, embora nenhum deles dialoguem diretamente com a etapa da Educação Infantil. Conclui-se, portanto, que o estudo dessa temática deve ser mais fomentado no processo de formação inicial.
Abstract: This article aims to map the academic interest of pedagogy graduates from the Federal University of Tocantins (UFT) on the theme of environmental education in basic education, with emphasis on the early childhood education stage. To carry out this research, it was necessary to use the methodology of documentary research, of a qualitative nature, regarding the Course Completion Works (TCC's) built by the graduates of the Pedagogy course of that institution. For that, the four university campuses that have the Pedagogy course were contemplated as the focus of our research, they are: Arraias, Miracema, Palmas and Tocantinópolis. The results indicate that only three works available in the UFT digital collection by graduates of the aforementioned course address the theme of Environmental Education, although none of them directly dialogue with the Early Childhood Education stage. It is concluded, therefore, that the study of this theme should be further encouraged in the process of initial training.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4278
Aparece nas coleções:Lato Sensu - Campus de Tocantinópolis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Final - Liliane Alves Bezerra.pdf439.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.