Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4137
Autor(a): Ribeiro, Laíres José Gonçalves da Silva
Orientador: Balsan, Rosane
Título: O projeto Roteiro Geo-Turístico em Porto Nacional- TO: um instrumento de educação patrimonial
Palavras-chave: Turismo e lugar; Imaginário; Percepção; Mapas mentais; Tourism and place; Imaginary; Perception; Mental maps
Data do documento: 30-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG
Citação: RIBEIRO, Laíres José Gonçalves da Silva. AO projeto Roteiro Geo-Turístico em Porto Nacional- TO: um instrumento de educação patrimonial. 2021. 85f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2021.
Resumo: A educação patrimonial por meio do turismo cultural tem se mostrado uma possibilidade de experiência transformadora de ensino, proporcionando aos alunos conhecimentos diversos, socioculturais e ambientais, além de contribuir para a melhoria e desenvolvimento da cidadania. Diante disso, este trabalho visa fazer uma breve abordagem sobre a educação patrimonial e o turismo cultural a fim de entender seus significados e contextos, objetivando compreender a contribuição do Projeto Roteiro Geo- Turístico de Porto Nacional, enquanto atividade de caráter turístico e educacional, buscando promovê-lo e demonstrá-lo por meio da prática pedagógica. Os lugares são entendidos como espaços importantes e carregados de significado, que são desenvolvidos por aqueles que residem ou visitam. Geografia e turismo, duas áreas de estudo, entrelaçam-se enquanto interpretações possíveis de reproduzir o imaginário da realidade, construindo-se e dando sentido. Os procedimentos metodológicos foram subsidiados através da análise qualitativa, revisão bibliográfica, análise documental, questionário e da metodologia de Salete Kozel, que visa interpretar/decodificar o que pode ser transmitido através de representações elaborados pelos sujeitos, buscando compreender o que está impregnado no imaginário daqueles que vivenciam experiências num determinado lugar. Assim, por meio de mapas mentais elaborados por cinco (ex) monitores que vivenciaram o Centro Histórico da cidade de Porto Nacional- TO atuando em aulas-passeio, foi possível compreender as diferentes percepções deste espaço urbano-turístico do Projeto Roteiro Geo- Turístico de Porto Nacional. A investigação constatou-se que as atividades de educação patrimonial contribuem para o desenvolvimento do turismo cultural e impulsiona a conservação e preservação dos bens culturais quando se apropriam destes.
Abstract: Heritage education through cultural tourism has shown itself to be a possibility of transforming teaching experience, providing students with diverse sociocultural and environmental knowledge, in addition to contributing to the improvement and development of citizenship. Therefore, this work aims to make a brief approach on heritage education and cultural tourism in order to understand their meanings and contexts, aiming to understand the contribution of the Geo- Tourism Route Project of Porto Nacional, as a tourist and educational activity, seeking promote and demonstrate it through pedagogical practice. Places are understood as important and meaningful spaces, which are developed by those who reside or visit. Geography and tourism, two areas of study, intertwine as possible interpretations to reproduce the imaginary of reality, building and giving meaning. The methodological procedures were subsidized through qualitative analysis, literature review, document analysis, questionnaire and the methodology of Salete Kozel, which aims to interpret/decode what can be transmitted through representations made by the subjects, seeking to understand what is impregnated in the imagination of those who live experiences in a particular place. Thus, through mental maps prepared by five (ex) monitors who experienced the Historic Center of the city of Porto Nacional-TO acting in tour classes, it was possible to understand the different perceptions of this urban-tourist space of the Geo- Tourism Route Project of National Port. The investigation found that heritage education activities contribute to the development of cultural tourism and boost the conservation and preservation of cultural assets when they appropriate them.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4137
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