Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4136
Autor(a): Sousa, Géssica Milena Simith
Orientador: Barroso, abiane Silva
Título: Formação de Professores: uma análise da relevância da disciplina língua brasileira de sinais como parte do currículo do Curso de Educação do Campo de Tocantinópolis - TO
Palavras-chave: Formação de Professores;Educação do Campo;Educação;Currículo;Libras;Língua de sinais;Teacher training;Education do Campo;Education;Curriculum;Libras;Sign language
Data do documento: 20-Dez-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Sousa, Géssica Milena Simith. Formação de Professores: uma análise da relevância da disciplina língua brasileira de sinais como parte do currículo do Curso de Educação do Campo de Tocantinópolis - TO. 2021. 81 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Educação do Campo, Campus de Tocantinópolis-TO.
Resumo: O presente trabalho destaca a relevância da disciplina Língua Brasileira de Sinais - Libras na formação dos professores do curso de Educação do Campo-com habilitação em Artes e Música - LEDOC e as contribuições que a disciplina apresenta para o atendimento dos alunos surdos. Partimos da seguinte questão da pesquisa, uma única disciplina de Libras com uma carga horária de 60 horas, dividida em tempo de Universidade e tempo de comunidade, será suficiente para que os futuros docentes adquiram conhecimentos básicos pedagógicos e linguísticos que os proporcione as habilidades e competências necessárias para o bom atendimento de alunos surdos, quando estiverem em pleno exercício do magistério? Para respondermos a está indagação nos valemos do seguinte objetivo geral do nosso trabalho é compreender a relevância da disciplina Libras na formação dos professores do curso em licenciatura em Educação do Campo, que está ancorado por três objetivos específicos, a saber, i) descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores da disciplina de Libras do curso de educação do campo durante o tempo de universidade; ii) conhecer a percepção dos discentes concluintes e repetentes da disciplina Libras sobre a carga horária e o formato da disciplina com as divisões em tempo de universidade e tempo comunidade; e iii) apresentar insumos que permita inferirmos sobre a necessidade de ampliação da carga horária ou mesmo a mudança no formato da disciplina Libras no currículo do curso de educação do campo do campus de Tocantinópolis. O processo metodológico se caracteriza como uma pesquisa de cunho qualitativa e de características bibliográfica e documental, além de incluir um questionário. Após discorremos teoricamente em três capítulos, chegamos aos resultados de nosso trabalho, onde verificamos que os discentes da LEDOC na grande maioria não se sentem preparados para um atendimento de estudantes surdos. Averiguou-se também que a disciplina Libras contribui positivamente na formação acadêmica dos futuros professores possibilitando a eles conhecimentos que serão de suma importância no atendimento de estudantes surdos no ensino regular, porem com este estudo percebeu-se que é necessário se repensar a respeito de um possível aumento da carga horaria da disciplina Libras.
Abstract: The present work addresses issues in the area of teacher rural education course, with an emphasis on the relevance of Libras-Brazilian sign language discipline as part of the curriculum of the field education course-with qualification in arts and music- LEDOC and its contributions in the lives of future teachers when they are in full exercise of teaching. We started from the following research question, a single Libras subject with a workload of 60 hours, divided into University time and community time, will be enough for future teachers to acquire basic pedagogical and linguistic knowledge that will provide them with skills and competences necessary for the good care of deaf students, when they are in full exercise of teaching? In order to answer this question, we made use of the following general objective of our work is to understand the relevance of the Libras discipline in the training of teachers in the degree course in Rural Education, which is anchored by three specific objectives, namely, i) describe the pedagogical practices developed by teachers of the Libras discipline of the field education course during university time; ii) to know the perception of the graduating and repeating students of the Libras discipline about the workload and the format of the discipline with the divisions in university time and community time; iii) present inputs that allow us to infer on the need to expand the workload or even the change in the format of the Libras subject in the curriculum of the field education course on the Tocantinópolis campus. The methodological process is characterized as a research with a qualitative seal and bibliographic and documentary characteristics, in addition to including a questionnaire. After discussing theoretically in three chapters, we arrived at the results of our work, where we found that most LEDOC students do not feel prepared to assist deaf students. It was also found that the Libras subject contributes positively to the academic formation of future teachers, providing them with knowledge that will be of paramount importance in the care of deaf students in regular education, however, with this study, it was noticed that it is necessary to rethink about a possible increase in the workload of the Libras subject.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4136
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