Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4118
Authors: Oliveira, Ana Karla Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca, Vilma Nunes da Silva
Title: Uso de estratégias de leitura no contexto da residência pedagógica em língua portuguesa: uma experiência com alunos do 8º ano.
Keywords: PRP.;Leitura.;Discussão de texto.;Estratégia.
Issue Date: 23-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: OLIVEIRA,Ana Karla Gomes de.Uso de estratégias de leitura no contexto da residência pedagógica em língua portuguesa: uma experiência com alunos do 8º ano. 90 f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: No presente trabalho, traçamos um olhar acerca da leitura realizada por alunos de 8º ano de uma Unidade de Ensino (UE) da rede pública da cidade de Araguaína/ TO, onde problematizamos como esses alunos leem os textos trabalhados nas aulas, direcionando meios, uso de estratégias, para uma leitura que levasse os alunos a compreender os textos. Visávamos pormenorizar como esses alunos argumentavam sobre os textos a partir dos direcionamentos dados pela professora, uma vez que sem eles os alunos não faziam inferência sobre os textos trabalhados. Objetivamos destacar, como o uso de estratégias de leitura pode estimular os alunos a relatar suas percepções, seus julgamentos e reconhecimento acerca dos textos, por meio da reflexão sobre o texto. Logo, consideramos em primeiro plano, o fato de que, ao lermos um texto e não conseguirmos posicionarmos-nos a partir dele, não produzimos uma leitura compreendedora. Tomamos como procedimentos metodológico deste trabalho, nossas deduções a respeito da turma pesquisada, contudo, a partir disso passamos a atuar no caso. Buscamos base teórica relacionadas ao tema e para sustentar o nosso estudo pautamos nossas ponderações em Kleiman (2001, 2010, 2011); em Solé (1998). Diante das circunstâncias, empreendemos alguns modelos de leitura e relacionamos à leitura realizada pelos alunos da turma. Em vista à vulnerabilidade da escola, quanto ao índice de desenvolvimento, pontuamos a falta de incentivo à leitura e os fatores que contribuem para o mal desempenho dos alunos em relação às atividades de língua portuguesa desenvolvida na UE. As análises demonstram que, em ambas as aulas analisadas, os alunos da turma em questão demonstram dificuldades relacionadas à leitura propriamente dita e, consequentemente, a compreensão e a interpretação do texto, o que faz com que necessitem de estímulos para inferirem sobre sentido do texto. Desta forma, na primeira aula, cujo foco era a leitura realizada pelos alunos, constatamos que eles não estabelecem nenhum objetivo para realizar a leitura, e, assim, não conseguem formular hipóteses e nem compreender os textos, esses alunos tem a leitura como um ato mecânico; na segunda aula, em que o foco era a discussão do texto lido, notamos que a turma, devido à leitura fragmentada, e à falta de hábito, não conseguem discorrer sobre o texto. Todavia, por meio dos procedimentos adotados por nós, a leitura passou a fazer sentido para eles.
Abstract: In the present work, we take a look at the reading done by 8th grade students from a public school in the city of Araguaína / TO, where we question how these students read the texts worked in class, directing means, use of strategies, for a reading that would lead students to understand the texts. We aimed to detail how these students argued about the texts from the directions given by the teacher, since without them the students would not make inferences about the texts worked. We aim to highlight how the use of reading strategies can stimulate students to report their perceptions, their judgments and recognition about texts through reflection on the text. Therefore, we consider in the foreground the fact that when we read a text and cannot position ourselves from it, we do not produce an understanding reading. We take as methodological procedures of this work, our deductions about the researched class, however, from that we started to act in the case. We sought theoretical basis related to the theme and to support our study we based our considerations on Kleiman (2001, 2010, 2011); in Solé (1998). Given the circumstances, we undertook some reading models and related to the reading done by the students of the class. In view of the vulnerability of the school, regarding the development index, we point out the lack of incentive to read and the factors that contribute to the students' poor performance in relation to Portuguese language activities developed in the UE. The analyzes show that, in both classes analyzed, the students of the class in question demonstrate difficulties related to the reading itself and, consequently, the comprehension and interpretation of the text, which requires stimuli to infer about the meaning of the text. Thus, in the first class, which focused on reading performed by students, we found that they do not set any goal to perform reading, and thus can not formulate hypotheses or understand the texts, these students have reading as an act mechanical; In the second class, where the focus was on the discussion of the text read, we noticed that the class, due to fragmented reading and lack of habit, cannot discuss the text. However, through the procedures we adopted, reading made sense to them.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4118
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA KARLA GOMES DE OLIVEIRA - TCC - LETRAS.pdf1.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.