Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4105
Autor(a): Simão, José Francisco Rocha
Orientador: Rocha, Damião
Título: O ensino mediado por tecnologias digitais no trabalho das escolas municipais de educação básica de Palmas
Palavras-chave: Concepções de tecnologias; Ensino mediado por tecnologias digitais; Formação docente; Programa Palmas Home School; Technologies concepts; Teaching mediated by digital resources; Formation teacher; Palmas Home School Program
Data do documento: 24-Mai-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: SIMÃO, José Francisco Rocha. O ensino mediado por tecnologias digitais no trabalho das escolas municipais de educação básica de Palmas. 2022. 86f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2022.
Resumo: Na modalidade de “Educação a Distância (EaD)” a oferta das atividades organizadas em parte presencial e outra mediada por tecnologias digitais vem sendo considerada como “educação combinada”, o chamado “Blended Learning” e desde 2001 a legislação educacional brasileira assegura a hibridização da presencialidade, presença-ausência e co-presença (PEREIRA; ROCHA; VICENTE, 2021). A partir do afastamento físico e da suspensão das aulas ocasionada pela Pandemia em 2020, o “ensino híbrido” passou a ser a modalidade mais usual nas escolas e nas universidades brasileiras. Nosso objetivo é compreender a concepção de “ensino mediado por tecnologias digitais” no trabalho das escolas municipais de educação básica de Palmas. Nosso problema de pesquisa: Quais as dificuldades/facilidades dos professores nas aulas mediadas por tecnologias analógicas (tele aulas gravadas) e digitais (ambiente virtual) no programa “Palmas Home School” das escolas do município de Palmas? Como metodologia utilizamos a Pesquisa Documental qualitativa e o método Análise de Conteúdo. Nos nossos resultados colocamos em debate/discussão o Programa “Palmas Home School”, implementado nas escolas municipais de Palmas. A partir do mês de fevereiro de 2021, os alunos da educação infantil e do ensino fundamental do município de Palmas, passaram a ter atividades escolares em casa com suporte de um “ambiente virtual de aprendizagem”. O ambiente virtual possui denominação de “Palmas Home School”, cuja ferramenta disponibiliza textos, atividades, vídeos, livros e sugestões de sites para o aprendizado dos alunos. Há conteúdo para todas as séries do 1º ao 9º ano, além de material para a educação especial. No segundo semestre de 2020, as 76 escolas passaram a ter “teleaulas” de 15 a 20 minutos transmitidas por um canal aberto 5.2 de TV. Nossas Considerações refletem sobre as bases do programa “Palmas Home School”, apresentado como “educação inclusiva”; a “formação de professores” para o “ensino mediado por tecnologias digitais” sem formação inicial e continuada. Concluindo, diríamos que o governo municipal fez um arranjo curricular apressado para responder prontamente quanto à suspensão das aulas, mas sem oferecer condições efetivas para um ensino de qualidade. Além disso, muitos docentes, para melhorarem seu trabalho pedagógico, recorreram a cursos virtuais e a compras de aparelhos tecnológicos para subsidiar o ensino no momento de suspenção de aulas presenciais. Outro fator observado, com base nas informações pesquisadas, consiste na limitação de acesso aos recursos tecnológicos digitais por docentes e discentes atrelada à educação básica. A análise obtida por meio de entrevistas com os/as professores/as pesquisados, mostra a visibilidade da ausência de tecnologias digitais atreladas a uma rede de internet para complementar as atividades escolares na Palmas Home School.
Abstract: In the “Distance Education (EaD)” modality, the offer of activities organized in part in person and another mediated by digital technologies has been considered as “combined education”, the so-called “Blended Learning”, since 2001, Brazilian educational legislation has ensured the hybridization of presence, presence-absence and co-presence (PEREIRA; ROCHA; VICENTE, 2021). From the physical removal and suspension of classes caused by the Pandemic in 2020, "hybrid teaching" became the most usual modality in Brazilian schools and universities. Our objective is to understand the concept of “teaching mediated by digital technologies” in the work of municipal elementary schools in Palmas. Our research problem: What are the difficulties/facilities of teachers in classes mediated by analogical (recorded teleclasses) and digital technologies (virtual environment) in the “Palmas Home School” program of schools in the municipality of Palmas? As a methodology, we used qualitative Documentary Research and the content analysis method. In our results, we put in debate/discussion the “Palmas Home School” Program implemented in the municipal schools of Palmas. As of February 2021, early childhood education and elementary school students in the municipality of Palmas began to have school activities at home with the support of a "virtual learning environment". The virtual environment is called “Palmas Home School”, this tool provides texts, activities, videos, books and website suggestions for student learning. There is content for all grades from 1st to 9th grade, as well as material for special education. In the second half of 2020, the 76 schools started to have “tele classes” of 15 to 20 minutes transmitted by an open 5.2 TV channel. Our Considerations reflect on the foundations of the “Palmas Home School” program presented as “inclusive education”; “teacher training” for “teaching mediated by digital technologies” without initial and continuing training. In conclusion, we would say that the municipal government made a hurried curricular arrangement to respond promptly regarding the suspension of classes, but without offering effective conditions for quality education. In addition, many professors, in order to improve their pedagogical work, resorted to virtual courses and purchases of technological devices to subsidize teaching at the time of suspension of face-to-face classes. Another factor observed based on research information is the limitation of access to digital technological resources by teachers and students linked to basic education. In the analysis obtained through interviews with the surveyed teachers, shows the visibility of the absence of digital technologies linked to an internet network to complement school activities at Palmas Home School.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4105
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