Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4097
Authors: Lima, Rodrigo Mamédio de
metadata.dc.contributor.advisor: Soares, Raí Vieira
Title: Formação profissional em Serviço Social: uma análise a partir dos cursos na modalidade de ensino à distância (EaD) no Tocantins
Keywords: Educação Superior;Formação Profissional;Ensino à Distância;Serviço Social
Issue Date: 8-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: LIMA, Rodrigo Mamédio de. Formação profissional em Serviço Social: uma análise a partir dos cursos na modalidade de ensino à distância (EaD) no Tocantins. 2021. 158 f. Monografia (Especialização) - Curso de Serviço Social e Política Social, UFT, Miracema, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização busca dar visibilidade a discussão da Educação Superior com destaque para os cursos de Serviço Social ofertados no estado do Tocantins por meio da modalidade de Ensino à Distância, com foco na Universidade Anhanguera (UNIDERP) e Universidade Paulista (UNIP), que além de ofertarem o curso de Serviço Social por meio do EaD, são as Instituições de Ensino Superior privadas que mais tiveram vagas anuais autorizadas pelo Ministério da Educação. Como objeto de pesquisa temos o “Ensino à Distância no estado Tocantins”, pesquisa pautada pelos objetivos: analisar as diretrizes que orientam os projetos pedagógicos dos cursos de Serviço Social na modalidade EaD do estado do Tocantins; situar o crescimento dos cursos de Serviço Social na modalidade EaD no Tocantins na dinâmica da expansão do ensino superior no Brasil; identificar se os projetos pedagógicos dos cursos de Serviço Social na modalidade EaD do estado do Tocantins estão de acordo com as Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996 e apontar os desafios e as possibilidades da formação profissional em Serviço Social na realidade do Tocantins. Para a realização deste trabalho foram utilizadas como técnicas de pesquisa: a pesquisa bibliográfica, responsável por apresentar questões relacionadas ao Ensino à Distância no estado do Tocantins e a análise documental, com ênfase para as resoluções que dispõe sobre esta temática. Buscamos tecer algumas considerações a respeito das transformações contemporâneas do capital que refletem diretamente na política de educação, sobretudo no ensino superior. Evidencia-se ao longo desta pesquisa a importância do Projeto Ético-Político e a formação profissional em Serviço Social, com destaque para a análise das Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996 e as do Ministério da Educação para os cursos de graduação em Serviço Social de 2002, diante dos desafios em tempos de contrarreforma. Para, além disso, buscamos debater sobre a formação profissional em Serviço Social a partir da realidade do estado do Tocantins, que por ser o mais novo da federação, não fica de fora dos interesses do grande capital e dos grandes empreendimentos educacionais privados, principalmente, os que ofertam cursos por meio da modalidade de ensino à distância. Buscamos apresentar algumas particularidades referentes ao estado do Tocantins, bem como a expansão dos cursos EaD, a metodologia de ensino e organização curricular dos cursos de Serviço Social da UNIDERP e UNIP, finalizando com uma breve contextualização dos desafios e possibilidades para a formação no respectivo curso na realidade do Tocantins. Por fim, destacamos que este debate não se finda nos resultados desta pesquisa exploratória, uma vez que, este é apenas o início para o aprofundamento da discussão e contribuição para área do Serviço Social.
Abstract: This Specialization Course Conclusion Paper seeks to publicize the discussion of Higher Education, highlighting the Social Work courses held in the state of Tocantins through the Distance Learning modality, focusing on Universidade Anhanguera (UNIDERP) and Universidade Paulista (UNIP), which in addition to offering the Social Service course through EaD, are the private Higher Education Institutions that had the most annual vacancies authorized by the Ministry of Education. As research object we have the “Distance Learning in the state of Tocantins”, research guided by the objectives: to analyze the guidelines that guide the pedagogical projects of the Social Work courses in the distance learning modality in the state of Tocantins; place the growth of Social Work courses in the distance education modality in Tocantins in the dynamics of the expansion of higher education in Brazil; identify if the pedagogical projects of Social Work courses in the distance education modality in the state of Tocantins are in accordance with the 1996 ABEPSS Curriculum Guidelines and point out the challenges and possibilities of professional training in Social Work in the reality of Tocantins. To carry out this work, the following research techniques were used: bibliographical research, responsible for presenting issues related to Distance Learning in the state of Tocantins, and document analysis, with emphasis on the resolutions that it has on this subject. We seek to make some considerations about the contemporary transformations of capital that directly reflect on education policy, especially in higher education. This research highlights the importance of the Ethical-Political Project and professional training in Social Work, highlighting the analysis of the 1996 ABEPSS Curriculum Guidelines and those of the Ministry of Education for undergraduate courses in Social Work in 2002, given the challenges in times of counter-reform. In addition, we seek to debate about professional training in Social Work based on the reality of the state of Tocantins, which, being the youngest in the federation, is not left out of the interests of large capital and large private educational enterprises, especially, those that offer courses through the distance learning modality. We seek to present some particularities regarding the state of Tocantins, as well as the expansion of EaD courses, the teaching methodology and curriculum organization of the UNIDERP and UNIP Social Service courses, ending with a brief contextualization of the challenges and possibilities for training in the respective course in reality from Tocantins. Finally, we emphasize that this debate does not end with the results of this exploratory research, since this is just the beginning for the deepening of the discussion and contribution to the Social Work area.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4097
Appears in Collections:Lato Sensu - Campus de Miracema

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodrigo Mamédio de Lima - Monografia.pdf1.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.