Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/4060
Authors: | Casimiro, Evilmara Resende |
metadata.dc.contributor.advisor: | Souza, Neila Nunes de |
Title: | Tessituras epistemológicas e metodológicas na formação inicial dos professores de Língua Inglesa: o mundo vivido na universidade e na escola |
Keywords: | Formação de Professor de Língua Inglesa; Teoria e Prática; Ensino e Aprendizagem; English Language Teacher Training; Theory and Practice; Teaching and Learning |
Issue Date: | 8-Jun-2020 |
Citation: | CASIMIRO, Evilmara Resende. Tessituras epistemológicas e metodológicas na formação inicial dos professores de Língua Inglesa: o mundo vivido na universidade e na escola.2020.126f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2020. |
metadata.dc.description.resumo: | Os cursos de licenciatura em Letras, na sua maioria, formam o graduando para entrar no mercado de trabalho, especialmente, como professor de línguas. O momento de atuar na profissão é de possibilidades diversas. Este estudo tem como objetivo geral analisar como está sendo a aplicabilidade da teoria na prática docente de professores de língua inglesa em instituições públicas de ensino do estado do Tocantins. Em especial, busca-se analisar como estão sendo empregadas as aulas de língua inglesa no sétimo período de uma turma do curso de Letras. Além disso, investigar se tais teorias têm contribuído para a construção do conhecimento em escolas públicas investigadas. Buscou-se responder à questão: como desenvolver a prática na escola com eficiência e relacionando os estudos feitos durante os quatro anos na universidade? Como metodologia, pretendeu-se utilizar a pesquisa qualitativa com viés descritivo. Utilizou-se também a aplicação de questionários com professor formador, alunos(as) do sétimo período e professoras regentes para entender a relação entre a teoria e a prática dos indivíduos envolvidos na pesquisa. A pesquisa está fundamentada em autores como Vygotsky (2000), Pimenta (2005), Tardif (1999), entre outros. Como resultado da pesquisa pretendeu-se, à luz da pesquisa científica, verificar como a formação dos professores de língua inglesa tem relacionado conhecimentos teóricos e acadêmicos com a realidade vivida na atuação escolar. Compreender os motivos reais das diferenças sobre aquilo que é apreendido na universidade e aquilo que é aplicado nas escolas. Posteriormente, contribuir a viabilizar a relação entre teoria e pratica na atuação docente significativa entre professores e alunos. |
Abstract: | Undergraduate courses in Letters, train the undergraduate to enter the job market, especially as a language teacher. The time to act in the profession is of different possibilities. This study aims to analyze how the theory is being applied in the teaching practice of English language teachers in public educational institutions in the state of Tocantins. In particular, it seeks to analyze how English language classes are being used in the seventh period of a class in the Letters course. In addition, to investigate whether such theories have contributed to the construction of knowledge in investigated public schools. We tried to answer the question: how to develop the practice in school efficiently and relate the studies done during the four years at the university? As a methodology, it was intended to use qualitative research with descriptive bias. The application of questionnaires was also used with teacher educator, students of the seventh period and leading teachers to understand the relationship between the theory and the practice of the people involved in the research. The research is based on authors such as Vygotsky (2000), Pimenta (2005), Tardif (1999), among others. As a result of the research, it was intended, in the light of scientific research, to verify how the training of English language teachers has related theoretical and academic knowledge with the reality experienced in school performance. Understand the real reasons for the differences between what is learned in the university and what is applied in schools. Subsequently, contribute to making the relationship between theory and practice viable in meaningful teaching for teachers and students. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/4060 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Evilmara Resende Casimiro - Dissertação.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.