Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4051
Authors: Dias, Rafaela Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor: Porto, Francisco Gilson
Title: Inovação no trabalho docente possibilidades no ensino e aprendizagem através dos avanços tecnológicos
Keywords: Inovação;Tecnologia;Currículo
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Dias, Rafaela Barbosa. Inovação no trabalho docente possibilidades no ensino e aprendizagem através dos avanços tecnológicos. 28 f. Monografia (Graduação). Curso de Pedagogia. Universidade Federal do Tocantins, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho propõe uma análise reflexiva sobre a importância da inovação no trabalho docente e suas possibilidades no ensino e aprendizagem através dos avanços tecnológicos. Refletindo sobre as contribuições dos meios digitais como metodologia e renovações no currículo, pois estamos na era tecnológica, sendo crucial acrescentar a tecnologia no ensino aprendizagem do aluno, visto que a pandemia transportou grandes atualizações no currículo escolar, introduzindo novos meios digitais como prioridade para o ensino. Expondo outra atualização que tem sido acrescentada nos currículos escolares e o empreendedorismo em sala de aula recurso inovador para formação de habilidades tais como criatividade, iniciativa, pensamento crítico, autoconfiança, otimismo, liderança, oratória e estratégias para resolução de problemas. Seguindo a pesquisa o Processo de Bolonha, tem ganhado espaço no currículo do ensino superior em vários países da União Europeia. As pesquisas foram feitas para levantamento de informações a partir dos artigos de vários autores e pesquisadores do tema abordado. Destaca-se a conscientização dos futuros docentes a necessidade de inovar no seu trabalho utilizando como recurso a tecnologia, buscando por melhorias no currículo escolar.
Abstract: The present work proposes a reflexive analysis on the importance of innovation in the teaching work and the possibilities in teaching and learning through technological advances. Reflecting on the contributions of digital media as methodology and renewals in the curriculum, as we are in the technological age, it is crucial to add technology in teaching student learning, since the pandemic has brought major updates to the school curriculum, introducing new digital media as a priority for teaching. . Exposing another update that has been added to school curricula and entrepreneurship in the classroom innovative resource for training skills such as creativity, initiative, critical thinking, self-confidence, optimism, leadership, public speaking and problem solving strategies. The surveys were made to gather information from the articles of several authors and researchers on the topic addressed. Emphasis is placed on the awareness of future teachers about the need to innovate in their work using technology as a resource, seeking improvements in the school curriculum.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4051
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia RAFAELA BARBOSA DIAS.pdf826.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.