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Authors: Barros, Wallas Bruno da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Itoz, Clarete de
Title: Inovações disruptivas e economia compartilhada:
Keywords: Economia compartilhada. Inovações disruptivas. Usabilidade. Sharing economy; Disruptive innovations; Usability
Issue Date: 9-Jun-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BARROS, Wallas Bruno da Silva. Inovações disruptivas e economia compartilhada: o caso Uber na cidade Araguaína-TO. 2020. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020.
metadata.dc.description.resumo: A inovação é peça chave para organizações que buscam se diferenciar de seus concorrentes e obter vantagem competitiva. As inovações disruptivas, criam algo simples, fácil de usar, conveniente e acessível, que em muitos casos são capazes de desestabilizar os concorrentes dominantes de um dado mercado, como é o caso do aplicativo Uber, que além de atingir seus concorrentes diretos, os taxistas, também ofertam serviços diferenciados. Entre os serviços diferenciados ofertados pela Uber está o compartilhamento de serviços, que possibilita ao usuário dividir os custos de transporte, por meio da economia compartilhada. Nessa perspectiva, este estudo tem por objetivo descrever o caso Uber na cidade de Araguaína, como uma tecnologia disruptiva e economia compartilhada. Com análise descritiva na perspectiva do usuário desse aplicativo, aponta-se por meio de questionário fechado, se o usuário do Uber de Araguaína percebe o aplicativo como uma inovação disruptiva e um modo de economia compartilhada capaz de desestabilizar seus concorrentes líderes de mercado. Os resultados apontam que o Uber através de sua usabilidade, demonstra ser um aplicativo fácil de se utilizar, conveniente e acessível, que presta melhores serviços quando comparado aos táxis e que traz muitos benefícios para seus adeptos.
Abstract: nnovation is a key element for organizations that seek to differentiate themselves from their competitors and obtain a competitive advantage. Disruptive innovations create something simple, easy to use, convenient and accessible, which in many cases are capable of destabilizing the dominant competitors of a given market, such as the Uber application, which in addition to reaching its direct competitors, taxi drivers, also offer differentiated services. Among the differentiated services offered by Uber is the sharing of services, which allows the user to share transportation costs, through the shared economy. In this perspective, this study aims to describe the Uber case in the city of Araguaína, as a disruptive technology and shared economy. With descriptive analysis from the perspective of the user of this application, it is pointed out by means of a closed questionnaire, whether the Uber user in Araguaína perceives the application as a disruptive innovation and a shared economy mode capable of destabilizing its market-leading competitors. The results show that Uber through its usability, demonstrates to be an easy to use, convenient and accessible application, that provides better services when compared to taxis and that brings many benefits to its supporters
URI: http://hdl.handle.net/11612/3993
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