Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3933
Authors: Soares, Rogeane Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Salvador, Marilea Borges de Lima
Title: “A funcionalidade do PAIF e suas ações junto as famílias do município de Miracema do Tocantins na perspectiva da atuação do assistente social”
Keywords: Assistência social;Centro de referência de assistência social;Serviço de proteção e atendimento integral à família;Política nacional de assistência social
Issue Date: 25-May-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOARES, Rogeane Pereira. “A funcionalidade do PAIF e suas ações junto as famílias do município de Miracema do Tocantins na perspectiva da atuação do assistente social”. 2022. 63 f. Monografia (Graduação) - Curso de Serviço Social, Campus Universitário de Miracema, Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia versa sobre o funcionamento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), órgão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) responsável pela execução da proteção básica prevista na Política Nacional de Assistência Social efetivada na operacionalidade do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Efetuado no CRAS de Miracema do Tocantins, o estudo almejou o objetivo de descrevera processualidade do PAIF como espaço sócio-ocupacional do assistente social e órgão do SUAS, no ano de 2019, portanto antes de ser decretado o estado de pandemia no mundo. A pesquisa, orientada pelo método crítico-dialético que fundamenta a pesquisa no serviço social, se classifica como pesquisa básica, descritiva, com procedimentos de pesquisa documental, bibliográfica e participante, realizada no espaço físico de um programa de proteção social para famílias beneficiárias, específico da política de assistência social. Utilizando o instrumental técnico da observação participante, da entrevista e da consulta em documentos oficiais da Política Nacional de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social a pesquisa apresentou três resultados relevantes. Expõe a conexão da política de assistência social com o sistema capitalista, fato revelado no processo sócio histórico de constituição das políticas sociais no Brasil e suas alterações forçadas pelas conjunturas sociopolíticas da sociedade burguesa, marcadas por características conservadoras, evoluindo para processos democráticos a partir da Constituição Federal de 1988. O estudo mostra que o CRAS e o PAIF são órgão de proteção social previstos na Política Nacional de Assistência Social e no Sistema Único de Assistência Social, com suas ações centradas no atendimento integral das famílias em situação de vulnerabilidade social, considerando a família o sujeito central da rede de serviços sócio assistenciais de garantia de direitos. E apresenta o PAIF como o espaço sócio-ocupacional do assistente social, aonde se executa a política social de desenvolvimento de potencialidade da família por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. Finalizando, o estudo chegou à conclusão de que em Miracema do Tocantins, o PAIF ainda não alcançou a capacidade de realização das diretrizes estabelecidas pelo SUAS, tornando-se muito mais um espaço de grandes desafios para o exercício da garantia de direitos sociais das famílias beneficiárias, do que um programa de execução de direitos.
Abstract: Thismonographdealswiththefunctioning of the Social AssistanceReference Center (CRAS), anagency of theUnified Social Assistance System (SUAS) responsible for implementingthebasicprotectionprovided for in theNationalPolicy for Social Assistancecarried out in theoperation of theProtectionandAssistance Service Integral tothe Family (PAIF). Conductedatthe CRAS in Miracema do Tocantins, thestudyaimedtodescribetheprocess of PAIF as a socio-occupationalspace of the social workerand SUAS agency, in 2019, therefore, beforethepandemicstate in the world wasdecreed. The research, guided by thecritical-dialecticalmethodthatunderliesresearch in social work, isclassified as basic, descriptiveresearch, withdocumentary, bibliographicandparticipantresearch procedures, carried out in thephysicalspace of a specific social protectionprogram for beneficiaryfamilies. of social assistancepolicy. Usingthetechnicalinstruments of participantobservation, interviews andconsultation in officialdocuments of theNationalPolicy for Social AssistanceandtheUnified Social Assistance System, theresearchpresentedthreerelevantresults. It exposesthe connection of the social assistancepolicywiththecapitalist system, a factrevealed in thesocio-historicalprocess of constitution of social policies in Braziland its changesforced by thesocio-politicalcircumstances of bourgeoissociety, marked by conservativecharacteristics, evolvingtodemocratic processes fromthe Federal Constitution de 1988. The study shows that CRAS and PAIF are social protectionbodiesprovided for in theNational Social AssistancePolicyandtheUnified Social Assistance System, withtheiractionsfocused on comprehensivecare for families in sociallyvulnerablesituations, consideringthefamilythe central subject of the network of social assistanceservicesthatguaranteerights. And it presentsthe PAIF as the social worker'ssocio-occupationalspace, wherethe social policy for thedevelopment of familypotentialiscarried out throughthestrengthening of familyandcommunitybonds, withpreventive, protectiveandproactiveactions. Finally, thestudy came totheconclusionthat in Miracema do Tocantins, the PAIF hasnotyetreachedthecapacitytocarry out theguidelinesestablished by SUAS, becomingmuch more a space of greatchallenges for theexercise of guaranteeingthe social rights of beneficiaryfamilies, than a rightsenforcementprogram.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3933
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rogeane Pereira Soares - Monografia.pdf1.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.