Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3919
Autor(a): Costa, Francisco Sousa
Orientador: Lacerda, Doutor Jan Marcel De Almeida Freitas
Título: Crise democrática, mercosul e as relações internacionais: o caso paraguaio de 2012
Palavras-chave: Mercosul;Protocolo de Ushuaia;Paraguai;Democracia;Mercosur;Ushuaia Protocol;Paraguay;Democracy
Data do documento: 13-Mai-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: COSTA, Francisco Sousa. Crise democrática, Mercosul e as relações internacionais:: o caso paraguaio de 2012. 2021. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Relações Internacionais, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.
Resumo: A presente pesquisa busca analisar o processo de suspensão do Paraguai da agenda do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) em 2012, a relação da Democracia para os países sul americanos e o impeachment do ex-presidente paraguaio Fernando Lugo no ano de 2012. A partir das contribuições teóricas sobre democracia, a pesquisa mostrará em que situação se encontram a democracia paraguaia antes e depois da suspensão do bloco. A teoria Institucionalista Neoliberal e os estudos sobre Regionalismo, servirão de ferramentas para que se analise o MERCOSUL como sendo uma instituição regional que possui regras que influenciam o comportamento dos países membros e entendermos em que fase do regionalismo se encontra a integração do bloco. Além disso, serão analisados os protocolos de Ushuaia 1 e 2. Serão apresentados os órgãos decisórios como Conselho do Mercado Comum (CMC), Grupo Mercado Comum (GMC) e Comissão de Comércio do Mercosul (CCM). Será apresentado também o Observatório da Democracia do Parlamento do Mercosul (ODPM). O objetivo da presente pesquisa é entender a dinâmica que se deu no processo suspensão do Paraguai e observar o uso estratégico do protocolo de Ushuaia. Argumenta-se que os países membros do bloco, Argentina, Brasil e Uruguai usaram o protocolo estrategicamente para suspender o Paraguai e admitir a Venezuela ao bloco. Em questão metodológicas, a pesquisa está realizada a partir do método dedutivo no qual os conceitos usados para explicar o caso paraguaio partem de uma visão geral até serem aplicadas ao caso particular. Fez-se revisão bibliográfica e análise de protocolos do Mercosul para entender a aplicação do protocolo de Ushuaia 1. Os resultados finais podem confirmar a argumentação sobre o uso estratégico do protocolo de Ushuaia 1.
Abstract: This research seeks to analyze the process of suspending Paraguay from the Southern Common Market (MERCOSUR) agenda in 2012, the relationship of Democracy to South American countries and the impeachment of former Paraguayan President Fernando Lugo in 2012. From of the theoretical contributions on democracy, the research will show in what situation the Paraguayan democracy was established before and after the suspension of the bloc. Neoliberal Institutionalist theory and studies on Regionalism, will serve as tools for analyzing MERCOSUR as a regional institution that has rules that influence the behavior of member countries and we understand at what stage of regionalism the bloc's integration is. In addition, the Ushuaia 1 and 2 protocols will be possible. Decision-making bodies such as the Common Market Council (CMC), the Common Market Group (GMC) and the Mercosur Trade Commission (CCM) will be exercised. The Mercosur Parliament's Democracy Observatory (ODPM) will also be presented. The aim of this research is to understand the dynamics that occurred in the suspension process in Paraguay and to observe the strategic use of the Ushuaia protocol. It is argued that the bloc's member countries, Argentina, Brazil and Uruguay strategically used the protocol to suspend Paraguay and admit Venezuela to the bloc. In methodological matters, a research is carried out using the deductive method in which the concepts used to explain the Paraguayan case start from an overview until they are applied to the particular case. A bibliographic review and analysis of Mercosul protocols was carried out to understand the application of the Ushuaia 1 protocol. The results can confirm the argument about the strategic use of the Ushuaia 1 protocol.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3919
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