Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3891
Autor(a): Feitosa, Jefferson Brandão
Orientador: Barbosa, Gabriela Otaviani
Título: Uso de classificadores por aluno surdo: análise de imagem visual em narrativas
Palavras-chave: Surdo;Iconicidade e Libras;Classificadores
Data do documento: 11-Mai-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: FEITOSA, Jefferson Brandão. Uso de classificadores por aluno surdo: análise de imagem visual em narrativas. 2022. 29 f. Monografia (Especialização) - Curso de Letras - Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.
Resumo: Este artigo apresenta o uso de classificadores por aluno surdo: análise de imagem visual em narrativas. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar o aluno surdo se expressar o uso das categorias de classificadores em Libras nas produções naturais de narrativas à relação da imagem visual através do vídeo escolhido. Além disso, trabalha com a teoria de Campello (2008), os quais discutem sobre o tema abordado. Buscamos apontar alguns resultados obtidos pelo aluno surdo que expressar naturalmente as categorias de classificadores em Libras, no contexto de narrativas; mostrar as produções naturais de narrativas do aluno surdo no uso do contexto histórico da imagem e identificar as principais características de uso dos classificadores pelas produções naturais do aluno surdo tocantinense, através de pesquisas descritiva e quantitativa, durante a mudança de cenas. Por fim, a produção de narrativas, há uma presença grande de uso de classificadores. Isso acontece na descrição de cenas, de personagens, cenários, ações e outros elementos da narrativa, há elementos cinematográficos, em que o sinalizador elaborou diferentes perspectivas de uma mesma cena.
Abstract: Sem Abstrat
URI: http://hdl.handle.net/11612/3891
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jefferson Brandão Feitosa.pdf650.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.