Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3887
Authors: Barros, Leandro Wolff
metadata.dc.contributor.advisor: Melo, Lívia Chaves de
Title: Propostas de atividades de leitura com a hq"maggy in: the cicada and the ant", de Maurício de Sousa produções
Keywords: Leitura;Ensino de Língua Inglesa;História em Quadrinhos;Reading;English Language Teaching;Comic
Issue Date: 11-May-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BARROS, Leandro Wolff. Propostas de atividades de leitura com a hq"maggy in: the cicada and the ant", de Maurício de Sousa produções. 2021. 50 f. TCC (Doutorado) - Curso de Letras-Língua Inglesa e Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Situado na perspectiva interdisciplinar da Linguística Aplicada, neste trabalho temos como objetivo de pesquisa elaborar propostas de atividades de leitura com a HQ Maggy in: the cicada and the ant, de Maurício de Sousa Produções para aulas de língua inglesa, no contexto da educação básica. Utilizamos como principal aporte teórico-metodológico a perspectiva dialógica da linguagem de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, tendo em vista que neste viés é possível explicar o verbal e o visual articulados “numa expressão material estruturada” (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2002, p. 118). O trabalho se caracteriza como uma pesquisa descritivo-interpretativa que segue abordagem qualitativa. As questões apresentadas em propostas de atividades de leitura poderão ser aplicadas em aulas de língua inglesa com estudantes no 6.º ano do Ensino Fundamental. As questões não se encontram prontas e acabadas em si mesmas, mas poderão ser implementadas de acordo com as necessidades do contexto de uso.
Abstract: Situated in the interdisciplinary perspective of Applied Linguistics, in this work the aim of the research is to develop proposals for reading activities with the comic Maggy in: the cicada and the ant, by Maurício de Sousa Produções for English language classes in the context of basic education. We use as the main theoretical-methodological contribution the language dialogical perspective of Mikhail Bakhtin and his circle, once that in this way it is possible to explain the verbal and the visual articulated “in a structured material expression” (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2002, p. 118). The work is characterized as a descriptiveinterpretive research that follows a qualitative approach. The questions presented in the proposals of reading activities can be applied in English language classes with students in the 6th year of elementary school. The questions are not ready and finished in themselves, but can be implemented according to the needs of the context of use.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3887
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leandro Wolff Barros-TCC.pdf3.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.