Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3879
Authors: Sousa, Iully Carvalho de
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Thainã Miranda
Title: Aprendizagem da libras por alunos ouvintes no ensino remoto
Keywords: Aprendizagem;Libras;Ensino remoto;Segunda língua;Learning;Remote learning;Second language
Issue Date: 11-May-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUSA, Iully Carvalho de. Aprendizagem da libras por alunos ouvintes no ensino remoto. 2021. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda sobre a aprendizagem da LIBRAS por alunos ouvintes no ensino remoto, objetivando analisar a aprendizagem de LIBRAS para alunos ouvintes do quarto e quinto ano de Porto Nacional. Assim, a problemática evidenciou se os estudantes realmente aprenderam a língua de sinais durante o cenário pandêmico no primeiro semestre de 2021. Nesse sentido, levantou-se a hipótese de que a aprendizagem dessa disciplina ocorreu de forma parcial. Para a realização deste estudo foram utilizadas pesquisas bibliográficas através de livros, artigos científicos e sites para obtenção de informações, e para pesquisa de campo utilizou-se coleta de dados. O estudo foi desenvolvido com 9 participantes, deste total 8 responderam a pesquisa por meio da plataforma google forms e 1 comentou sua experiência pessoal nas análises. Os resultados obtidos mostram que 37% dos respondentes consideram que não aprenderam LIBRAS, enquanto 50% consideram que aprenderam de forma parcial e por fim somente 13% afirmam que houve aprendizado. A pesquisa mostrou ainda, que mais de 60% dos respondentes não conhecem sinais básicos da LIBRAS, como por exemplo, sinal de oi. Evidenciando assim, que há ajustes necessários para que a aprendizagem da LIBRAS seja aprimorada.
Abstract: This work deals with LIBRAS learning by listening students in remote education, aiming to analyze LIBRAS learning for fourth and fifth year listening students in Porto Nacional. Thus, the issue showed whether students actually learned sign language during the pandemic scenario in the first half of 2021. In this sense, the hypothesis was raised that the learning of this subject occurred in a partial way. To carry out this study, bibliographic research was used through books, scientific articles and websites to obtain information, and for field research, data collection was used. The study was conducted with 9 participants, of which 8 responded to the survey through the google forms platform and 1 commented on their personal experience in the analyses. The results obtained show that 37% of respondents consider that they have not learned LIBRAS, while 50% consider that they have learned it partially and, finally, only 13% affirm that they have learned. The survey also showed that more than 60% of respondents do not know basic signs of LIBRAS, such as the sign of hello. Evidencing, therefore, that there are necessary adjustments for the learning of LIBRAS to be improved.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3879
Appears in Collections:Letras ‒ Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Iully Carvalho de Sousa - Monografia.pdf617.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.