Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3875
Autor(a): Deolino, Daniel Ferreira Pinto
Orientador: Souza, Lucas Barbosa e
Título: Atividades experimentais no ensino de Geografia e a perspectiva dos professores: uma abordagem em Porto Nacional, Tocantins
Palavras-chave: Ensino de geografia;Experimento;Recurso didático
Data do documento: 11-Mai-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: DEOLINO, Daniel Ferreira Pinto. Atividades experimentais no ensino de Geografia e a perspectiva dos professores: uma abordagem em Porto Nacional, Tocantins. 2021. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Geografia, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal abordar a perspectiva dos professores da educação básica das escolas estaduais de Porto Nacional – TO, atuantes no 2° ciclo do Ensino Fundamental, quanto ao uso pedagógico de experimentos em suas aulas. Tais experimentos são compreendidos como recursos didáticos auxiliares na abordagem de temas geográficos, a exemplo da influência de fenômenos naturais sobre o espaço. Com finalidade de coletar informações dos docentes, foi elaborado um questionário digital semiestruturado, com treze questões, para atingirmos os nossos objetivos. Os professores participantes da entrevista foram contatados por telefone, a partir de listagem fornecida pela Diretoria Regional de Ensino de Porto Nacional. Um total de sete professores, representantes de sete escolas estaduais no município, responderam às questões, cujas respostas foram salvas, posteriormente transcritas e categorizadas, passando finalmente por análise e discussão. Os resultados alcançados apontam que o uso de práticas experimentais no ensino de Geografia é válido e recomendável, pois contribui expressivamente com a construção do conhecimento pelos estudantes. Além disso, dinamiza as aulas, aproxima o aluno do real pela observação analógica dos fenômenos naturais e geográficos sobre o espaço. Por outro lado, há alguns desafios a serem enfrentados, como a disponibilidade de materiais adequados nas escolas e uma melhor capacitação dos docentes para a execução desse tipo de atividade.
Abstract: The main objective of this article is to address the perspective of basic education teachers from state schools in Porto Nacional – TO, working in the 2nd cycle of Elementary Education, regarding the pedagogical use of experiments in their classes. Such experiments are understood as auxiliary teaching resources in the approach of geographic themes, such as the influence of natural phenomena on space. In order to collect information from teachers, a semi-structured digital questionnaire was created, with thirteen questions, in order to achieve our goals. Teachers participating in the interview were contacted by telephone, based on a list provided by the Regional Board of Education of Porto Nacional. A total of seven teachers, representatives of seven state schools in the city, answered the questions, whose answers were saved, later transcribed and categorized, finally undergoing analysis and discussion. The results achieved show that the use of experimental practices in teaching Geography is valid and recommendable, as it significantly contributes to the construction of knowledge by students. In addition, it streamlines classes, bringing the student closer to reality through the analogical observation of natural and geographic phenomena in space. On the other hand, there are some challenges to be faced, such as the availability of adequate materials in schools and better training of teachersto carry out this type of activity.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3875
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