Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3869
Autor(a): Nunes, Joel Ferreira
Orientador: Almeida, Janaína Borges de
Título: Evolução do icms ecológico em cinco municípios do sudeste tocantinense e sua relação com o ordenamento de despesas orçamentárias
Palavras-chave: ICMS Ecológico, Despesa Pública, Saneamento, Gestão Ambiental;Despesa Pública;Saneamento;Gestão Ambiental
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Nunes, Joel Ferreira. Evolução do icms ecológico em cinco municípios do sudeste tocantinense e sua relação com o ordenamento de despesas orçamentárias. 66f. Monografia (Graduação) Curso de Ciências Contábeis. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2021.
Resumo: O ICMS Ecológico tem como origem a receita advinda do ICMS e o repasse ocorre de acordo com critérios definidos por lei estadual. No Estado do Tocantins, define-se que 13% do repasse total do ICMS aos municípios deve ser feito conforme critérios regidos pelo Instituto Natureza do Tocantins - NATURATINS. Tal receita é categorizada como não-vinculada, ou seja, o município detém a liberdade da aplicação desta na despesa que o ordenador julgar conveniente conforme os moldes da lei. Este trabalho tem por objetivo analisar a evolução dos repasses do ICMS ecológico em municípios do sudeste tocantinense e sua relação no ordenamento das despesas municipais nos anos de 2015 a 2020. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva e documental da Secretaria da Fazenda, Portal da Transparência do Estado do Tocantins e Prestação de contas Consolidada disponível no portal do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins – TCE TO. Assim observou-se que os repasses do ocorrem de forma contínua em todos os anos analisados, que alguns municípios não cumpriram uma série de critérios que ocasionaria em aumento de receita, a relação da despesa empenhada nas funções 17 – Saneamento e 18 – Gestão ambiental ocorreu de forma expressiva em determinados municípios, enquanto outros apesar de haver despesa autorizada não houve empenho. Conclui-se que cada município, apesar da inserção territorial na mesma região apresentaram diferentes dinâmicas em relação ao repasse do ICMS ecológico, assim como o empenho da despesa autorizada no orçamento municipal nas funções Saneamento e Gestão Ambiental, e que municípios com maior gasto nas funções 17 e 18 tiveram maior repasse da receita oriunda do ICMS ecológico no período analisado.
Abstract: The Ecological ICMS originates from ICMS revenue and is transferred according to criteria defined by state law. In the State of Tocantins, it is defined that 13% of the total transfer of ICMS to the municipalities must be made according to criteria governed by the Instituto Natureza do Tocantins - NATURATINS. Such revenue is categorized as non-earmarked, that is, the municipality is free to apply it to the expense that the originator deems convenient in accordance with the law. This work aims to analyze the evolution of ecological ICMS transfers in municipalities in the southeast of Tocantins and its relationship in the planning of municipal expenses in the years 2015 to 2020. For this purpose, an exploratory-descriptive and documentary research was carried out by the Secretary of Finance, Portal of the Transparency of the State of Tocantins and Consolidated Accountability available on the website of the Court of Auditors of the State of Tocantins – TCE TO. Thus, it was observed that the transfers of the transfers occur continuously in all the years analyzed, that some municipalities did not fulfill a series of criteria that would lead to an increase in revenue, the ratio of expenditure committed to functions 17 - Sanitation and 18 - Environmental management occurred expressively in certain municipalities, while in others, despite having authorized expenditure, there was no commitment. It is concluded that each municipality, despite the territorial insertion in the same region, presented different dynamics in relation to the transfer of the ecological ICMS, as well as the commitment of the authorized expenditure in the municipal budget in the Sanitation and Environmental Management functions, and that municipalities with greater expenditure in the functions 17 and 18 had greater transfer of revenue from the ecological ICMS in the analyzed period.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3869
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