Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3834
Autor(a): Sousa, Lutiély Alves de Assis
Orientador: Wagner, Valdilene
Título: Psicomotricidade relacional no contexto da educação física escolar na primeira infância : possibilidades de atuação pós-pandemia
Palavras-chave: Educação física;Educação infantil;Psicomotricidade relacional;Primeira infância
Data do documento: 6-Mai-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SOUSA, Lutiély Alves de Assis. Psicomotricidade relacional no contexto da educação física escolar na primeira infância : possibilidades de atuação pós-pandemia. 2022. 40 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2022.
Resumo: Esse estudo teve como objetivo conduzir uma revisão bibliográfica da literatura sobre psicomotricidade relacional no contexto da Educação Física Escolar na primeira infância a fim de perceber a aplicabilidade desse conteúdo de características terapêuticas na Educação Infantil para fins de redução dos sofrimentos psíquicos em decorrência do período pandêmico. Foram efetuadas buscas nas seguintes bases eletrônicas: Google Scholar, Periódicos CAPES, PubMed e Lilacs. Sendo feita a analise de conteúdo por meio de Bardin (2010). Assim foram analisadas 2 pesquisas sobre a psicomotricidade relacional no contexto da Educação Física na primeira infância e por meio destas foi constatado uma melhora na comunicação verbal e não-verbal, socialização, interação das crianças nas relações de afeto consigo mesmas, com seus pares, com os objetos e com o professor, melhoras estas, oportunizadas por meio do jogo simbólico. Esse estudo foi importante, pois revelou uma lacuna do conhecimento devido à escassez de estudos encontrados que se propõem a confrontar os problemas de origem relacional-afetiva na sala de aula. Limitou-se as pesquisas apenas no idioma português, assim, outras pesquisas devem ser feitas futuramente em outros idiomas para maior aprofundamento da temática.
Abstract: This study aimed to conduct a literature review on relational psychomotricity in the context of school physical education in early childhood in order to understand the applicability of this content of therapeutic characteristics in early childhood education for the reduction of psychological suffering due to the pandemic period. Searches were made in the following electronic databases: Google Scholar, Periódicos CAPES, PubMed and Lilacs. Content analysis was performed by means of Bardin (2010). Thus, 2 researches were analyzed on relational psychomotricity in the context of physical education in early childhood and through these it was found an improvement in verbal and nonverbal communication, socialization, interaction of children in the relationships of affection with themselves, with their peers, with objects and with the teacher, these improvements, enabled through symbolic play. This study was important because it revealed a gap of knowledge due to the scarcity of studies found that propose to confront the problems of relational-affective origin in the classroom. The research was limited to the Portuguese language only, thus, further research should be conducted in other languages in the future to further deepen the theme.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3834
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