Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3788
Authors: Sena, Ivonete Ferreira De
metadata.dc.contributor.advisor: Alves, Catherinne Melo
Title: O ensino de filosofia como problema filosófico
Keywords: Filosofia;Conceito;Criação;Metodologia;Emancipação
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Sena, Ivonete Ferreira De. O ensino de filosofia como problema filosófico. 51 f. Monografia (Graduação) Curso de Filosofia. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2020.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo com essa pesquisa foi fazer uma abordagem sobre a prática do ensino antigo de filosofia e por ela ainda ser presente no ensino médio, buscamos traze-la como problema filosófico, para que assim nós futuros professores possamos refletir sobre esse modelo de ensino e poder proporcionar aos alunos uma nova perspectiva para a prática da filosofia em sala de aula. Devido ter participado do projeto residência pedagógica e por ela exigir uma permanência maior na escola, a residência permitiu a nós(residentes) aproximarmos da realidade da escola, realidade dos alunos, os problemas vividos por eles, como do contexto da escola, da comunidade, do bairro, formação do professor de filosofia, dentre outros. Assim propomos trazer como fonte dessa pesquisa, a prática do ensino de filosofia antigo de filosofia adota em sala de aula, como também a dificuldade do professor em propor novas práticas, assim como, os problemas enfrentados por eles diante desse modelo de ensino que mais afasta do que aproxima, proporcionando o desinteresse dos alunos para as aulas de filosofia.
Abstract: The aim of my research was to approach the practice of ancient philosophy teaching because it is still present in high school and bring it as a philosophical problem, so that we future teachers can reflect on this teaching model and provide a living philosophy. Because she participated in the pedagogical residency project and because it requires a longer stay at school, it allowed us (residents) to approach the reality of the whole common school, the students' realization and the problems experienced by them, the context of the school, the community, neighborhood, formation of the philosophy professor, among others. Thus I proposed to bring as a source of my research, the practice of teaching ancient philosophy of philosophy adopts in the classroom, as well as the difficulty of the teacher in proposing new practices, as well as the problems faced by them in the face of this teaching model that most distances them of what it approaches, providing students with a lack of interest in philosophy classes.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3788
Appears in Collections:Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Ivonete Ferreira De Sena.pdf478.61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.