Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3785
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dc.contributor.advisorRocha, Cláudia Maria Miranda Alencar-
dc.contributor.authorHeerdt, Christine-
dc.date.accessioned2022-05-02T14:08:24Z-
dc.date.available2022-05-02T14:08:24Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationHeerdt, Christine. Unidade universitária federal de educação infantil: favo de mel. 109 f. Monografia (Graduação) , curso de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3785-
dc.description.abstractThe Federal Universities Units for Early Childhood Education were created in the intense demands of the Social Movements in the 1970s. Nowadays, they are allied with teaching, research development, experimentation with new pedagogical practices, teacher training, creation, implementation and evaluation of a new curriculum. These units, benefit not only children, but academics, researchers, teachers and the community, with a space that still has a certain pedagogical autonomy of the municipal units. The localization of the Federal University Unit for Early Childhood Education Favo de Mel is strategic, understanding that the target audience is not only children of pre-school age, but researchers, students, employees of the university and the community in general. The design of school buildings is a major challenge for architects, as these must be places that foster positive appropriation by the child. The preliminary project of the Federal University Unit for Early Childhood Education Favo de Mel, focuses on school projects with effective solutions, offering a public building with architectural and environmental quality aspects, a model to be followed. For that, in a first moment, exploratory and bibliographic researches were carried out, conceptualizing and contextualizing the theme. In these researches, theoretical elements were presented that conceptualize the history of early childhood education schools in Brazil and more specifically in federal universities. Correlates are presented to inspirit the preliminary project, which will be based on sustainability and environmental aspects. Finally, a data survey and analysis of the conditions of the location for the implementation of the project were done, providing the realization of the preliminary project proposed here.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.subjectAnteprojeto Educação infantilpt_BR
dc.subjectProposta arquitetônica - criançapt_BR
dc.subjectProposta pedagógica - criançapt_BR
dc.titleUnidade universitária federal de educação infantil: favo de melpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoUnidades Universitárias Federais de Educação Infantil são criadas nas intensas reivindicações dos Movimentos Sociais nos anos de 1970. Hoje estão aliadas ao ensino, ao desenvolvimento da pesquisa, experimentação de novas práticas pedagógicas, formação de professores, criação, implementação e avaliação de novos currículos e capacitação de docentes de toda rede de ensino, de maneira que não só as crianças se beneficiam, mas acadêmicos, pesquisadores, professores e comunidade, com um espaço que ainda possui uma certa autonomia pedagógica frente às unidades municipais. A localização da Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Favo de Mel é estratégica, entendendo que o público alvo não são apenas crianças em idade pré-escolar, mas pesquisadores, alunos, colaboradores da Universidade e a comunidade em geral. O projeto de edifícios escolares consiste num grande desafio para os arquitetos, pois estes devem ser lugares que fomentem a apropriação positiva pela criança. O exercício de se fazer um anteprojeto da Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Favo de Mel, atenta-se aos projetos escolares com soluções eficazes para poder ofertar um edifício público com qualidade arquitetônica e ambiental, para servir como modelo a ser seguido. Para tanto, em um primeiro momento, para a realização do trabalho foram realizadas pesquisas exploratórias e bibliográficas conceituando e contextualizando a temática, em que foram apresentados teóricos que conceituam o histórico das escolas de educação infantil no Brasil e mais especificamente em universidades federais, apresenta-se correlatos para que sirvam de inspiração para o anteprojeto, que estará pautado nos princípios de sustentabilidade e com qualidade ambiental e por fim, realiza-se levantamento de dados e análise das condicionantes do local de escolha para implantação do projeto, para a realização do anteprojeto aqui proposto.pt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.cursoArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.localPalmaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

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