Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3746
Authors: Silva, Nailde Gonçalves da
metadata.dc.contributor.advisor: Pedroso Neto, José Antônio
Title: Desenvolvimento regional: produção e reprodução acadêmica dos estudos regionais
Keywords: Desenvolvimento regional; Pós-graduação; Estudos regionais; Espaço social; Regional development; Postgraduate studies; Regional studies; Social Space
Issue Date: 28-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR
Citation: SILVA, Nailde Gonçalves da. Desenvolvimento regional: produção e reprodução acadêmica dos estudos regionais.2019. 116f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Palmas, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Nos últimos anos houve um aumento significativo de produções acadêmicas nos programas de pós-graduação (nível mestrado e doutorado) dos cursos de desenvolvimento regional, associado a diversas reflexões na atualidade. Desse modo, a presente pesquisa teve como propósito compreender os estudos realizados sobre desenvolvimento regional nos programas de pós-graduação do contexto brasileiro. Neste sentido, as reflexões a respeito do desenvolvimento regional na atualidade são fundamentais para o enriquecimento do debate no espaço dos programas de Pós-Graduação. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo investigar a produção acadêmica nos programas de pós-graduação dos cursos de Desenvolvimento Regional no Brasil. A metodologia foi configurada a partir da pesquisa documental por meio dos dados de área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia (PLURD) e da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES), tratados com uma Análise de Correspondência Múltipla (ACM), visando explorar o maior número de dados correlacionados. Ao longo do trabalho, buscaram-se reflexões teóricas sobre as pós-graduações brasileiras, baseadas nas discussões teóricas de Bourdieu sobre campo social, cujas reflexões foram fundamentais para a compreensão do universo estudado. A partir dos resultados foi possível perceber que, referente a produção acadêmica sobre Desenvolvimento Regional, este não apresentou um tema específico, embora tenha sido observada uma multiplicidade de temáticas. A pesquisa tratou de 243 produções acadêmicas entre teses e dissertações no ano de 2016, de 15 programas da área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia. Esses cursos da área do PLURD iniciaram suas atividades há mais de vinte anos atrás, apresentam-se consolidados na referida área. Os resultados apontaram ainda que a Região Sul concentra a maior parte dos cursos com o nome Desenvolvimento Regional e suas instituições de ensino se concentram no interior, bem com os da Região Sudeste. Os cursos que ficam na Região Norte, Nordeste e Centro Oeste, localizam-se nas grandes capitais. Sobre o perfil dos discentes em 2016, verificou-se a prevalência do sexo feminino, estas oriundas de instituições privadas e com múltiplas graduações. Entre os docentes, os resultados revelaram que o sexo masculino configurou maioria, sendo estes oriundos de instituições privadas, públicas e internacionais. E ainda, atrelado a isto, ficou evidente que os docentes seguiram a mesma linha de estudo da graduação ao longo da pós-graduação. Assim concluímos que a multiplicidade dos cursos envolve inúmeras temáticas correlacionadas ao termo desenvolvimento.
Abstract: In recent years, there has been a significant increase in academic production in postgraduate programs (master's and doctorate level) of regional development courses, associated with various reflections today. Thus, this research aimed to understand the studies conducted on regional development in graduate programs in the Brazilian context. In this sense, the reflections on regional development today are fundamental for the enrichment of the debate in the postgraduate programs space. Thus, this research aimed to investigate academic production in graduate programs of Regional Development courses in Brazil. The methodology was configured based on documentary research using data from the Urban and Regional Planning / Demography (PLURD) area and the Higher Education Personnel Improvement Coordination (CAPES), treated with a Multiple Correspondence Analysis (ACM), to explore the largest number of correlated data. The methodology was configured based on documentary research using data from the Urban and Regional Planning / Demography (PLURD) area and the Higher Education Personnel Improvement Coordination (CAPES), treated with a Multiple Correspondence Analysis (ACM), to explore the largest number of correlated data. Throughout the work, we sought theoretical reflections on Brazilian postgraduate studies, based on Bourdieu's theoretical discussions on the social field, whose reflections were fundamental to the understanding of the studied universe. From the results, it was possible to notice that, regarding the academic production about Regional Development, it did not present a specific theme, although a multiplicity of themes was observed. The research dealt with 243 academic productions between theses and dissertations in 2016, 15 programs in the area of Urban and Regional Planning / Demography. These PLURD courses began their activities more than twenty years ago, and are consolidated in that area. The results also pointed out that the South Region concentrates most of the courses with the name Regional Development and its educational institutions are concentrated in the interior, as well as those of the Southeast Region. The courses that are in the North, Northeast and Midwest, are located in the major capitals. Regarding the profile of the students in 2016, it was verified the prevalence of females, who came from private institutions and with multiple degrees. Among the teachers, the results revealed that the male gender constituted a majority, being from private, public and international institutions. And, linked to this, it was evident that the teachers followed the same line of study of undergraduate throughout postgraduate. Thus we conclude that the multiplicity of the courses involves numerous themes related to the term development.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3746
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