Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3740
Autor(a): Sousa, Joseane Gomes de
Orientador: Araújo, Nataniel da Vera Cruz Gonçalves
Título: A importância da sala de recursos para incluir o aluno com especialidades: um estudo na Escola Municipal Professor Antônio Farias
Palavras-chave: Educação Especial;Sala de recurso;Ensino;Aprendizagem;Specialeducation;Boardof Appeal;Teaching;Learning
Data do documento: 16-Mai-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Sousa, Joseane Gomes de. A importância da sala de recursos para incluir o aluno com especialidades: um estudo na Escola Municipal Professor Antônio Farias. 2019. 63 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a importância da sala de recursos multifuncionais para incluir os alunos com necessidades especiais/deficiência/ especialidade em uma escola no município de Tocantinópolis-TO. O tipo de pesquisa adotado é o Estudo de Caso, com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos e técnicas de coleta de dados: o levantamento bibliográfico; a aplicação de um questionário para o professor da turma; observação em sala de aula; análises das atividades desenvolvidas (plano de aula) e análise documental. No primeiro momento realizamos pesquisa com base na legislação sobre a Educação Especial, como também em textos que abordavam a temática aqui apresentada. O segundo momento foi realizada a pesquisa de campo, estudo esse realizado na Escola Municipal Professor Antônio Farias que atende crianças na sala de recursos multifuncionais, com diversas especialidades. Sendo assim selecionamos a sala de recursos, para o estudo, e verificar os tipos de especialidades atendidas na mesma, identificar o papel da sala de recursos no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Portanto, os resultados do estudo evidenciam que a sala de recurso tem total importância na vida dos alunos com necessidades especiais, tanto pessoais, social e principalmente intelectuais. Visto que é mediante as atividades realizadas em classe que o seu desenvolvimento e aprendizado é adquirido e aprimorado.
Abstract: This Course Conclusion Paper aims to analyze the importance of the multifunctional resource room to include students with special needs / disability / specialty in a school in the municipality of Tocantinópolis -TO. The type of research adopted is the Case Study, with a qualitative approach, having as instruments and techniques of data collection: the bibliographic survey; the application of a questionnaire to the class teacher; classroom observation; analysis of the activities developed (lesson plan) and documentary analysis. At the first moment we carried out research based on the legislation on Special Education, as well as texts that addressed the theme presented here. The second moment we had the field research, a study carried out in the Municipal School Professor Antonio Farias that attends children in the multifunctional resources room, with various specialties. Therefore, we selected the resource room, for the study, and to verify the types of specialties served in it, to identify the role of the resource room in the development of the teaching-learning process of the students. Therefore the results of the study show that the resource room has total importance in the lives of students with special needs both personal, social and mainly intellectual. Since it is through the activities carried out in class that their development and learning is acquired and improved.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3740
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Joseane pdf att.pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.