Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3737
Autor(a): Borges, Caio Pereira
Orientador: Silva, Marilene Soares da
Título: Avaliação da aprendizagem: limites e avanços pós LDB no 9394/96
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem.;LDB no 9394/96;Avanços e Limites da avaliação;Learning evaluation;LDB 9394/96;Advances and Limits of the evaluation
Data do documento: 12-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Borges, Caio Pereira. Avaliação da aprendizagem: limites e avanços pós LDB no 9394/96. 2018. 37 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.
Resumo: A avaliação da aprendizagem é um dos assuntos bastante discutido na educação por parte de estudiosos, pesquisadores, gestores educacionais, professores. A avaliação é uma ferramenta que deve fazer parte da rotina da escola e sala de aula, devendo acontecer de forma contínua e processual, contribuindo assim para um ensino de qualidade e para a construção do conhecimento dos educandos. Este trabalho tem como objetivo investigar quais os limites e avanços da avaliação da aprendizagem pós LDB no 9394/96. A realização deste trabalho foi por meio de pesquisa documental (LDB no 9394/96) e bibliográfica de escritores que debatem e estudam o assunto em pesquisa, encontrados em livros, artigos científicos, teses e dissertações de estudos realizados pós a LDB no 9394/96. A partir disso, constatou-se que, apesar desses vários estudos e debates sobre a avaliação da aprendizagem, bem como uma norma legal – LDB no 9394/96 - mostrando como deve ser a avaliação, a mesma ainda é realizada em sala de aula de maneira tradicional, com finalidade de promoção, seleção, classificação e exclusão dos discentes.
Abstract: The evaluation of learning is one of the subjects much discussed in the education by writers, educational managers, teachers. Assessment is a tool that should be part of the routine of the school and classroom, and should happen in a continuous and procedural way, thus contributing to a quality education and to the construction of students' knowledge. This study aims to investigate the limits and advances of learning evaluation post LDB no 9394/96. The work was carried out through bibliographical and documentary research of writers who debate and study the subject in research, found in books, scientific articles, theses and dissertations of studies carried out after LDB no 9394/96. From this, it was found that, despite these various studies and debates on learning assessment, as well as a legal norm - LDB no 9394/96 - showing how de- ve is the evaluation, it is still carried out in classroom in a traditional way, with the purpose of promoting, selecting, classifying and excluding students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3737
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