Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3725
Authors: Guilherme, Rosilda Ferreira de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Haupt, Carine
Title: Apagamento do rótico em verbos no infinitivo, em dados escritos, do 8º e 9º anos
Keywords: Apagamento; Rótico; Coda silábica; Ensino Fundamental II; Deletion; Rhotic. Syllabic coda; Elementary Education II
Issue Date: 15-Feb-2022
Citation: GUILHERME, Rosilda Ferreira de Oliveira. Apagamento do rótico em verbos no infinitivo, em dados escritos, do 8º e 9º anos.2022.123f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta dissertação é analisar o apagamento do rótico, de verbos no infinitivo, em dados escritos de estudantes das séries finais do Ensino Fundamental II. O aporte teórico deste estudo é baseado na Fonologia de Uso (BYBEE, 2001, 2016) e na Teoria de Exemplares (PIERREHUMBERT, 2000, 2010). A frequência e o uso são fundamentais nos modelos baseados no uso e “a frequência é a responsável pelo fortalecimento ou enfraquecimento dos itens estocados.” (HUBACK, 2007, p. 143). A teoria adotada, neste estudo, possibilitou analisar a frequência tipo, de ocorrência e apagamento. O corpus deste estudo é formado pelo Banco de Dados Escritos - BADESC. O BADESC é constituído por produções textuais do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano, de três escolas públicas do município de Porto Nacional TO. Para a realização da pesquisa, utilizamos apenas as produções do 8º e 9º anos. O levantamento de dados foi realizado com o auxílio do software WordSmith Tools 8.0. A partir dos dados coletados, foi possível: identificar as frequências tipo e de ocorrência, verificar a relação da frequência dos verbos com o apagamento, analisar os verbos com maior número de apagamentos e observar se a extensão do vocábulo e escolaridade são condicionantes do apagamento. Os dados revelaram que os verbos terminados em -ar apresentaram maior frequência de ocorrência e tipo, bem como de apagamento. Os resultados concernentes ao apagamento do rótico mostraram que houve a manutenção do rótico em 84,15% dos verbos e supressão em 15,85% dos verbos. A partir da análise, depreendemos que, em relação à frequência de ocorrência e o apagamento do rótico, os verbos de alta frequência não foram os que sofreram o maior número de apagamento, mas os verbos de baixa frequência. Esse dado evidencia a influência dos três verbos mais frequentes: ser, fazer, ter, indicando que o fato do verbo ser mais frequente não interferiu no apagamento do rótico na escrita. Analisando a extensão do vocábulo, observamos que os verbos polissílabos foram os mais produtivos ao cancelamento do rótico. Por outro lado, constatamos que os monossílabos foram os menos apagados. Quanto ao grau de escolaridade, as produções do 9º ano apresentaram um percentual maior de apagamento em relação às produções do 8º ano.
Abstract: The purpose of this dissertation is to analyze the deletion of rhotics in infinitive forms of verbs, in written data of the final grades of Elementary Education II students. The theorectical approach of this study is based on Usage-Based Phonology) (Bybee, 2001, 2016) and the Exemplar Theory ((PIERREHUMBERT, 2000, 2010). The frequency and the usage are foundational in the models based on the use and “the frequency is responsible for the strengthening or weakening of the stored items” (HUBACK,2007,p.143). The assumed theory, in this study, has made it possible to analyze the type, ocurrence and deletion frequencies. The corpus of this research is formed by the Banco de Dados Escritos – BADESC. The BADESC is made up by text productions in the Elementary Education II, from the 6th to the 9th grade, of three public schools in the city of Porto Nacional TO. To carry out the research, only the productions of the 8th and 9th grades were used. The data inventory was accomplished with the help of the WordSmith Tools 8.0 software. From the collected data, it as possible to identify the type and of occurrence frequencies, to verify the relationship between the frequency of the verbs and the deletion, to analyze the verbs with the largest number of deletions and to observe if the extension of the word and the schooling are the deletion constraints. The data unveiled that the verbs ending in –ar presented larger frequencies of occurrence and type, as well as of deletion. The results pertaining to the deletion of the rhotic showed that there had been the maintenance of the rhotic in 84,15% of the verbs and the omission in 15,85% of the verbs. As of the analysis, we surmised that, concerning the frequency of ocurrence and the deletion of the rhotic, the verbs of high frequency were not the ones that undertook the largest number of deletion, but rather the ones of low frequency. That datum emphasizes the influence of the three more frequent verbs: ser, fazer and ter, thus suggesting that the fact of being a more frequent verb did not interfere on the deletion of the rhotic, in written form. Traversing the word extension, we remarked that the polysyllable verbs were the more productive to the deletion of the rhotic. Conversely, we realized that the monosyllable ones were the least cleared. In terms of schooling, the productions of the 9th grade presented a larger percentage of deletion with regard to the 8th grade productions.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3725
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosilda Ferreira de Oliveira Guilherme - Dissertação.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.