Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3724
Authors: Carvalho, Luiz Marques Pinto de
metadata.dc.contributor.advisor: Bispo, Marciléia Oliveira
Title: Formação acadêmica do professor de Geografia: da formação inicial às práticas cotidianas na sala de aula
Keywords: Geografia; Formação inicial; Prática cotidiana na sala de aula; Representações Sociais; Geography; Initial Formation; Everyday practice in the classroom; Social Representations
Issue Date: 30-Jun-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG
Citation: CARVALHO, Luiz Marques Pinto de. Formação acadêmica do professor de Geografia: da formação inicial às práticas cotidianas na sala de aula. 2021. 123f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a formação inicial e a prática docente de professores que atuam na rede pública estadual no componente curricular de Geografia na Educação Básica, a partir das Representações Sociais (RS). Este trabalho tem como objetivo analisar a inter-relação da formação inicial à prática escolar dos professores egressos no período de 2003 a 2018 do curso de Licenciatura em Geografia do Campus de Porto Nacional-TO/UFT, que atuam na zona urbana da rede pública estadual de ensino no município de Porto Nacional – TO, a partir da teoria das representações sociais. Busca também, conhecer a concepção dos professores formadores do curso de Licenciatura em Geografia do campus de Porto Nacional/UFT, sobre formação inicial do futuro professor de Geografia na Educação Básica; visou-se também investigar as representações sociais de professores egressos do curso de Licenciatura em Geografia da UFT – Campus de Porto Nacional-TO, quanto a sua formação inicial e a prática no cotidiano escolar; a seguir busca identificar as dificuldades e potencialidades das práticas cotidianas em sala de aula desses professores egressos do curso de Geografia, Campus de Porto Nacional-TO, pelas suas representações sociais e por fim compreender, a partir dessas representações , o que pensam do curso de Licenciatura em Geografia – UFT - Campus de Porto Nacional , sobre o componente curricular Geografia na escola de Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a formação continuada para professores. A fundamentação desta pesquisa pauta-se pelo entendimento de que as RS são indispensáveis à compreensão da dinâmica social, aqui entendidas a partir de Moscovici (2012), Abric (1998) e Flament (1994). As RS podem ser utilizadas na pesquisa da esfera educacional, por possibilitarem identificar o conhecimento adquirido através da formação inicial, das concepções pessoais provenientes de suas vivências ao longo da vida e reproduzidas no exercício de sua atividade profissional. Para este estudo a abordagem foi de pesquisa qualitativa e os procedimentos metodológicos guiaram –se pela revisão bibliográfica e aplicação de entrevistas semiestruturadas com os professores formadores do curso de Licenciatura do campus de Porto Nacional-TO/UFT e os egressos em Licenciatura de Geografia do campus de Porto Nacional-TO/UFT, de forma virtual através do uso da ferramenta do google forms.Com base nos dados, fez-se uma descrição do modelo desejável de formação inicial para os professores formadores, dentre os resultados apontam que é formar um professor que compreenda as transformações sociais de sua comunidade, que conheça o conteúdo que vai trabalhar e tenha uma posição teórico - critica do espaço geográfico e da sociedade capitalista vigente e que seja um modelo que de fato privilegie a interação teoria e prática. Para a análise das falas dos professores egressos, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2007), os resultados se fundamentaram em três dimensões de análise: a dimensão formativa, a dimensão profissional e a dimensão prática escolar. Após a definição das dimensões de análise, categorizaram-se as falas dos professores, transformando-as em unidades de sentido, que indicam a importância de formação inicial acadêmica, que entendem a prática como fator essencial para o exercício de suas atividades profissionais docentes e que a Universidade necessita dispender esforços nas atividades práticas pedagógicas na formação inicial docente.
Abstract: This present research propose a reflection about the start up formation and teaching practice of teachers that act in the public network in the curriculum of Geography in the Basic Education the departure Social Representations (RS). This work have like objective to analyze the interrelationship of the initial formation to school practice of trainer teacher in the period of 2003 to 2018 of degree Course at Geography of Campus de Porto Nacional-TO\UFT that act in the urban area of public network state teaching in the Porto Nacional county departure of Social Representations. And like specifics objectives; a) to know the conception formers teachers of Geography Graduation Course of Porto Nacional-TO\UFT campus about initial formation of future Geography teacher in the Basic Education; b) to investigate the Social Representations of trainer teachers Geography Graduation Course in campus de Porto Nacional- TO how much yours initial formation and the school routine practice; c) Identify the difficulties and potentialities of school routine at classroom of teachers graduates in the Geography Graduation Course Campus de Porto Nacional-TO, by Social Representations; d)to know starting Social Representations that think graduate teachers of Geography Graduation Course –UFT about the curriculum component Geography at school of Basic Education, The Curricular Common National Base and the continued formation to teachers the reasoning this research rule by that the RS are indispensable to dynamics, understanding here work understood starting Moscovici (2012), Abric (1998he) and Flamente (1994) the RS can be used in the research of educational sphere, for possibility identify the knowledge acquired through the initial formation, of personals conception from of yours experiences through out life and reproduced in the exercise of your professional activities .To this study the approach was qualitative research and the methodologic procedures guided, themselves by bibliographic revision interview application semi-structured with the teacher trainers of Graduate Course of Porto Nacional-TO\UFT, virtually through used of Google forms tool with base on the data, make a description of desirable model of initial formation to teacher trainers, among the results point that form a teacher that understand the social transformations of yours community, that know the content that go to work and have a critical theoretical position of geographic sphere and current capitalist society and that be a model that in fact favors interacy theory and practice. For analysis of the speeches of the egress teachers we used the technique of analyzing the course of the data (Bardin, 2007), the results were based on three dimensions of the analysis; the training dimension, the professional dimension and the practical school. After defening the dimensions of the analysis the teachers divisions were categorized, drawing of units according to their understanding which demonstrate the importance of initial academic training who understand practice as an essential factor for the exercises of their teaching activities and that the University needs to expend efforts on practical pedagogical activities in initial teacher training.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3724
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luiz Marques Pinto de Carvalho - Dissertação.pdf2.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.