Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3720
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Antônio Miranda de-
dc.contributor.authorSilva, Francyelen Lima da-
dc.date.accessioned2022-03-23T20:26:41Z-
dc.date.available2022-03-23T20:26:41Z-
dc.date.issued2022-03-23-
dc.identifier.citationSILVA, Francyelen Lima da. Formação ética e valores morais no processo de ensino e aprendizagem. 2020. 43 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, UFT, Miracema, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3720-
dc.description.abstractThis piece of work is the Conclusion Monography of the Pedagogy Major and its theme was the ethical training and moral values in the teaching and learning process. Its general goal was to think about the importance of the ethical and moral values in the teaching and learning process in Elementary School. The ethic and moral concepts in social relations established in education were discussed. The Legislation was verified regarding to ethics and how present it is as a transversal theme in the National Curriculum Parameters - NCP and in the Common National Curricular Base (CNCB). The methodology used to do it, was the bibliographic and documentary research. It has been noticed how much the ethic and moral are complex concepts, although ethics has been in the Law of Guidelines and Bases of National Education and in the Federal Constitution of 1988 for more than two decades, it is safe to say that it is a little explored issue, and it is known little about it, despite its requirement in the National Curriculum Parameters and in the Common National Curricular Base.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectÉtica e moralpt_BR
dc.subjectFormação éticapt_BR
dc.subjectValores moraispt_BR
dc.titleFormação ética e valores morais no processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é a monografia de conclusão do Curso de pedagogia e teve como tema a formação ética e valores morais no processo de ensino e aprendizagem. Seu objetivo geral foi refletir sobre a importância dos valores éticos e morais no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Discutiu-se os conceitos de ética e moral nas relações sociais estabelecidas na educação; verificou-se a legislação no que concerne à ética, e como ela está presente como tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s e na Base Nacional Comum Curricular - BNCC. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Percebeu-se o quanto a ética e a moral são conceitos complexos, apesar da ética existir na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na Constituição Federal de 1988 por mais de duas décadas, é possível afirmar que é um tema pouco explorado e têm-se pouco conhecimento acerca deste, apesar de sua exigência nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francyelen Lima da Silva - Monografia.pdf720.51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.