Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3717
Autor(a): Carvalho, Isabella Cristina Aquino
Orientador: Santos, Jocyléia Santana dos
Título: A institucionalização do ProfHistória em Araguaína - UFT (2014-2018)
Palavras-chave: História da educação; História oral; ProfHistória; Formação de professores; History of education; Oral history; Teacher education
Data do documento: 20-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: CARVALHO, Isabella Cristina Aquino. A institucionalização do ProfHistória em Araguaína - UFT (2014-2018). 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2019.
Resumo: Esta pesquisa investigou a institucionalização do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) em Araguaína – TO. O objetivo foi compreender sua institucionalização e as contribuições do ProfHistória na formação do professor de História da educação básica – de acordo com a visão dos professores formadores e egressos do programa, no período de 2014 a 2018. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, que utilizou a metodologia da História oral, por considerar as narrativas orais como fonte de pesquisa. Assim utilizou-se a entrevista semiestruturada como instrumento de acesso as narrativas dos 08 professores formadores e 12 estudantes egressos do ProfHistória. A pesquisa revelou que a institucionalização do ProfHistória em Araguaína contribuiu para a reorientação no curso de graduação e na pós- graduação em Ensino de História tornando a formação de professores, ou seja, as licenciaturas e a pós-graduação em Ensino de História, como caminhos para pesquisa acadêmica e a melhoria da Educação Básica. As narrativas ainda demonstraram que a institucionalização do ProfHistória não aconteceu apenas pela política de indução e incentivo da Capes, mas também pelos caminhos e pelo compromisso de formação e aperfeiçoamento profissional que o Colegiado UFT/Araguaína estava construindo. A formação oferecida no âmbito do ProfHistória – UFT nas narrativas dos professores formadores e estudantes egressos aconteceu a partir do processo reflexivo sobre o Ensino de História, provocada pelo contato com a pesquisa individual e com a dos colegas de sala. As narrativas ainda demonstraram a importância da renovação e da emancipação da visão do professor sobre o fazer docente. Observou-se o alcance satisfatório do principal objetivo do ProfHistória no que se refere a formação do professor de História da educação básica, quando nas narrativas, o professor assume o processo de mudança provocado pela proposta de formação do ProfHistória na prática e na reflexão sobre as metodologias de ensino.
Abstract: This research investigates the institutionalization of the Professional Master in History Teaching (ProfHistória) in Araguaína-TO. The objective was to understand its institutionalization and the contributions of ProfHistória in the formation of the history teacher of basic education - according to the view of the teachers who graduated from the program, from 2014 to 2018. It was characterized as a qualitative research that used the methodology of oral history, considering oral narratives as a source of research. Thus, the semi-structured interview was used as an instrument of access to the narratives of the 08 teacher trainers and 12 students graduated from ProfHistória. The research revealed that the institutionalization of ProfHistória in Araguaína contributed to the reorientation in the undergraduate and postgraduate course in History Teaching making teacher education, ie, the undergraduate and postgraduate in History Teaching, as paths for academic research and the improvement of Basic Education. The narratives also showed that the institutionalization of ProfHistória was not only due to Capes' policy of induction and encouragement, but also by the ways and commitment of training and professional development that the UFT / Araguaína Collegiate was building. The training offered in the context of ProfHistória - UFT in the narratives of the formative teachers and graduating students came from the reflective process about the Teaching of History, caused by the contact with the individual research and with the classmates. The narratives also demonstrated the importance of renewing and emancipating the teacher's view of teaching practice. The satisfactory reach of the main objective of ProfHistória was observed regarding the formation of the teacher of History of the basic education, when in the narratives, the teacher assumes the process of change provoked by the proposal of formation of the ProfHistoria in the practice and in the reflection on the teaching methodologies.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3717
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