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Autor(a): Carvalho, Dorilene Belem de
Orientador: Oliveira, Bruna de
Título: Diagnóstico educacional durante a pandemia da covid-19 no município de Porto Nacional-to
Palavras-chave: Pandemia;Educação;Porto Nacional;Tocantins
Data do documento: 17-Mar-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CARVALHO, Dorilene Belem de. Diagnóstico educacional durante a pandemia da covid-19 no município de Porto Nacional-to. 2021. 80 f. Monografia (Especialização) - Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
Resumo: No Brasil, em 11 de março de 2020, já nos encontrávamos em meio a pandemia da ocasionada pela COVID-19, um vírus infeccioso, que ceifou vidas em tão pouco tempo de contaminação. Momento em que haviam poucos estudos sobre a doença e, tão pouco, as vacinas. Para conter a disseminação do vírus, medidas sociais de prevenção foram impostas, como o distanciamento social. A pandemia da COVID-19 afetou direta ou indiretamente todas as áreas da sociedade, incluindo a educação. No Brasil, foram cerca de 56,3 milhões de estudantes e, especificamente no estado do Tocantins, mais de 150 mil estudantes ficaram sem acesso às aulas presenciais. No município de Porto Nacional, que é o foco desta pesquisa, foram mais de 5 mil estudantes da rede estadual de ensino que tiveram suas aulas presenciais suspensas, estudantes entre 10 e 18 anos. A mudança na rotina escolar, causada pela necessidade de se adaptar a uma nova metodologia de ensino/aprendizagem foi acrescida das perdas afetivas em decorrência da COVID-19, o que impactou na saúde mental dos estudantes, gerando problemas psicológicos como: ansiedade, depressão, medo, raiva, pânico, dentre outros. Esta pesquisa teve por objetivo geral verificar como estão os estudantes da rede estadual de ensino, do município de Porto Nacional, no estado do Tocantins, dentro do contexto da pandemia da COVID-19. Para tanto, utilizou-se a metodologia quantitativa, e da aplicação de questionário eletrônico. Participaram 558 estudantes matriculados em 12 escolas estaduais localizadas no município. Os principais resultados apontam que 69% dos estudantes estão vivenciando alguma dificuldade psicológica. Além disso, a pandemia da COVID- 19 obrigou 18% dos estudantes a deixarem seus estudos de lado para trabalhar e ajudar no sustento da família. Essas constatações impõem desafios a serem incluídos na agenda de políticas públicas educacionais do Tocantins
Abstract: In Brazil, on March 11, 2020, we were already in the middle of the pandemic caused by COVID-19, an infectious virus that claimed lives in such a short time of contamination. A time when there were few studies on the disease and, even less, on vaccines. To contain the spread of the virus, social prevention measures were imposed, such as social distancing. The COVID-19 pandemic directly or indirectly affected all areas of society, including education. In Brazil, there were about 56.3 million students and, specifically in the state of Tocantins, more than 150 thousand students were without access to classroom classes. In the municipality of Porto Nacional, which is the focus of this research, there were more than 5,000 students from the state education system who had their classroom classes suspended, students between 10 and 18 years old. The change in school routine, caused by the need to adapt to a new teaching/learning methodology, was added to the affective losses due to COVID-19, which impacted the mental health of students, generating psychological problems such as: anxiety, depression, fear, anger, panic, among others. This research had as general objective to verify how are the students of the state school system, in the city of Porto Nacional, in the state of Tocantins, within the context of the COVID-19 pandemic. For that, the quantitative methodology and the application of an electronic questionnaire were used. A total of 558 students enrolled in 12 state schools located in the city participated. The main results show that 69% of students are experiencing some psychological difficulty. In addition, the COVID-19 pandemic forced 18% of students to leave their studies aside to work and help support their families. These findings pose challenges to be included in the public policy agenda for education in Tocantins.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3714
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