Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3710
Autor(a): Lima, Leidiana de Sousa
Orientador: Khouri, José Ishac Brandão El
Título: Preconceito linguístico: Relação entre os alunos surdos do curso de letras-libras da universidade federal do tocantins, campus de Porto Nacional
Palavras-chave: Preconceito linguístico;Surdos;Letras-libras
Data do documento: 17-Mar-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: LIMA, Leidiana de Sousa. Preconceito linguístico: Relação entre os alunos surdos do curso de letras-libras da universidade federal do tocantins, campus de Porto Nacional. 2021. 26 f. Monografia (Especialização) - Curso de Letras-Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
Resumo: O estudo apresentado nesse trabalho fala sobre o preconceito linguístico: relação entre os alunos surdos do curso de Letras LIBRAS da Universidade Federal do Tocantins, campus Porto Nacional. Tem-se como objetivo geral: Analisar a relação entre os alunos surdos do curso de Letras LIBRAS da Universidade Federal do Tocantins, campus Porto Nacional, tendo como foco o preconceito linguístico. E como objetivos específicos: investigar se realmente existe e como ocorre a presença do preconceito linguístico entre os alunos surdos do referido curso; observar se, diante da presença de um preconceito linguístico, os estudantes surdos sentem maior dificuldade no processo de aquisição e aprendizagem; verificar se, entre os estudantes surdos, existe algum tipo de constrangimento ou receio ao sinalizarem. Utilizou-se como metodologias, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Identificou-se a presença do preconceito linguístico entre o grupo de surdos apontados nesse estudo, além de algumas raízes que motivam a configuração de tal preconceito; o que evidenciou a necessidade de reflexão e construção de novas práticas sobre a questão.
Abstract: The study presented in this paper talks about linguistic prejudice: the relationship between deaf students in the LIBRAS Literature course at the Federal University of Tocantins, Porto Nacional campus. The general objective is: To analyze the relationship between deaf students in the LIBRAS Literature course at the Federal University of Tocantins, Porto Nacional campus, focusing on linguistic prejudice. And as specific objectives: to investigate if there really exists and how the presence of linguistic prejudice occurs among deaf students in that course; observe whether, in the presence of linguistic prejudice, deaf students experience greater difficulty in the process of acquisition and learning; check if, among deaf students, there is any kind of embarrassment or fear when signaling. Bibliographic research and field research were used as methodologies. The presence of linguistic prejudice among the group of deaf people identified in this study was identified, in addition to some roots that motivate the configuration of such prejudice; which evidenced the need for reflection and construction of new practices on the issue.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3710
Aparece nas coleções:Letras ‒ Libras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, Leidiana de Sousa - Monografia.pdf260.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.