Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3706
Autor(a): Oliveira, Lucas Moura de
Orientador: Dourado, Benvinda Barros
Título: Políticas de permanência indígena na UFT: o programa institucional de monitoria indígena no curso de história de Porto Nacional
Palavras-chave: Indígenas;Inclusão;Formação;Indigenous;Inclusion;Formation
Data do documento: 16-Mar-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: OLIVEIRA, Lucas Moura de. POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA INDÍGENA NA UFT: o programa institucional de monitoria indígena no curso de história de porto nacional. 2020. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2020.
Resumo: O presente artigo tem como tema as políticas de permanência indígena na UFT e como objeto de pesquisa o Programa Institucional de Monitoria Indígena (PIMI) no Curso de História ofertado no Câmpus de Porto Nacional, principalmente no período de 2018 e 2019. Esta análise retrata a realidade de inclusão dos indígenas dentro da universidade com o sistema de cotas e nesse decorrer mostra como as monitorias oferecem esse suporte para a permanência e aprovação dos mesmos dentro da instituição no curso de História. Assim o Programa Institucional de Monitoria Indígena (PIMI) tem como objetivo facilitar a inclusão dos alunos indígenas nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a sua permanência e sucesso acadêmico.
Abstract: The present article has as its theme the policies of indigenous permanence at UFT and as a research object the Institutional Program for Indigenous Monitoring (PIMI) in the History Course offered at the Campus of Porto Nacional, mainly in the period of 2018 and 2019. This analysis portrays the reality of inclusion of indigenous people within the university with the quota system and in the course of that it shows how the tutoring offers this support for their permanence and approval within the institution in the History course. Thus, the Institutional Program for Indigenous Monitoring (PIMI) aims to facilitate the inclusion of indigenous students in teaching, research and extension activities, contributing to their permanence and academic success.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3706
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