Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3688
Autor(a): Araújo, Cláudio Cordeiro
Orientador: Castro, José Gerley Díaz
Título: Compreensão do supervisor de enfermagem sobre o exercício docente no campo de estágio
Palavras-chave: Educação; Docente; Enfermagem; Estágio Clínico; Education; Professor; Nursing; Clinical Internship
Data do documento: 11-Ago-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS
Citação: ARAÚJO, Cláudio Cordeiro. Compreensão do supervisor de enfermagem sobre o exercício docente no campo de estágio.2021.47f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Palmas, 2021.
Resumo: O professor de ensino superior em saúde deve se preocupar em formar um aluno capaz de fazer juízo crítico-reflexivo sobre todos os determinantes que atuam no processo saúde- doença. No campo prático, o professor de Enfermagem deve estar atento as limitações teórico práticas de seus alunos, observando todos os aspectos do campo da aprendizagem, incluindo as diversidades da relação da teoria com a prática, o paciente e as necessidades de sua profissão. Apenas a graduação de enfermagem, na modalidade bacharelado, não garante a qualificação plena do profissional docente acerca das abordagens pedagógicas para o ensino, tornando a supervisão de estágio um grande desafio. Esse ensaio trata-se de estudo descritivo, transversal, com abordagem qualitativa de dados, com a finalidade de conhecer a compreensão dos professores de enfermagem, que atuam no HGP, sobre o exercício docente na supervisão de estágio. A análise dos resultados resultou em uma predominância do modelo tradicional de ensino com o exercício da docência concebida como segunda opção ou como uma complementação salarial; campo de estágio inadequado, com superlotação de alunos e com baixa disponibilidade; pouco comprometimento da equipe com o ensino e pouca relação ensino-serviço. Conclui-se, a necessidade de estudos mais aprofundados sobre políticas de valorização salarial da categoria e aprimoramento das habilidades pedagógicas dos docentes, levando em consideração a interdisciplinaridade e a relação ensino-serviço.
Abstract: The professor of higher education in health must be concerned with training a student capable of making critical-reflective judgment about all the determinants that act in the health-disease process. In the practical field, the Nursing professor must be aware of the theoretical and practical limitations of their students, observing all aspects of the learning field, including the diversities in the relationship between theory and practice, the patient and the needs of their profession. Only the nursing graduation, in the baccalaureate modality, does not guarantee the full qualification of the teaching professional regarding the pedagogical approaches to teaching, making internship supervision a great challenge. This essay is a descriptive, cross-sectional study with a qualitative data approach, in order to know the understanding of nursing professors, who work at the HGP, on the teaching exercise in internship supervision. The analysis of the results resulted in a predominance of the traditional teaching model with teaching practice conceived as a second option or as a salary supplement; inadequate internship field, with overcrowding of students and low availability; little commitment of the team to teaching and little teaching-service relationship. It is concluded that there is a need for more in-depth studies on salary valuation policies for the category and improvement of teachers' pedagogical skills, taking into account the interdisciplinarity and the teaching-service relationship.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3688
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