Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3686
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBatista-Santos, Dalve Oliveira-
dc.contributor.authorAssis, Juliana Pereira de-
dc.date.accessioned2022-03-10T13:48:23Z-
dc.date.available2022-03-10T13:48:23Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationASSIS, Juliana Pereira de. Prática de leitura dialógica em contexto remoto: o professor como agente de letramento na construção de sentido.2021.106f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3686-
dc.description.abstractThis master’s thesis aims to investigate the role of the teacher as a literacy agent in the development of reading competence. To be more specific it aims: a) to investigate how meanings are negotiated by the teacher-researcher in the reading activity; b) to analyze how students collaboratively make meaning in the reading activity; c) to investigate how the teacher-researcher is envisaged as a literacy agent in the reading activity. Aligned with the objectives are a few research questions through which we seek to answer: How are meanings negotiated by the teacher in the reading activity? How do students collaboratively make meaning in the reading activity? What actions performed by the teacher-researcher enable students to take a leading role in meaning making, as well as her constitution as a literacy agent in the reading activity? The methodological, qualitative-interpretative framework (MOITA LOPES, 2006) characterizes the development of research. The methodological instrument used was the Group Think Aloud – GTA, (ZANOTTO, 2014), which defends a dialogic and a participative reading practice. Research subjects include the participants of the Extension Course: “Developing academic literacy: Reading and writing practices at the University”. The discussion proposed in this work is inserted in the area of Applied Linguistics, in an undisciplined perspective (MOITA LOPES, 2006), which is concerned with investigating human language in its interactional relationships, as well as it assumes both the dialogical conception of language (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2003) and the social conception of literacy (STREET, 2014). Data has revealed that GTA enables collective meaning making. In so doing, students are responsive-reader-subjects (BATISTA-SANTOS, 2018) as they refute, agree, infer and reframe their readings. In the analyzed data, we can also see the paradigm shift from the teacher-researcher as a negotiator and mediator of multiple meanings in the reading class, since she has left her place of maximum interpretive authority to hear and legitimize participants’ voices during the activity of reading.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAgente de letramento; Leitura dialógica; Pensar Alto em Grupo; Sujeito-leitor-responsivo; Literacy agent; Dialogic reading; Group Think Aloud; Responsive- reader-subjectpt_BR
dc.titlePrática de leitura dialógica em contexto remoto: o professor como agente de letramento na construção de sentidopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem o objetivo de investigar o papel da professora como agente de letramento no desenvolvimento da competência leitora e, especificamente: a) investigar como os sentidos são negociados pela professora-pesquisadora na atividade de leitura; b) Analisar como os alunos constroem sentidos colaborativamente na atividade de leitura; c) identificar como a professora- pesquisadora se constitui agente de letramento na atividade de leitura. Alinhadas aos objetivos estão as perguntas de pesquisa por meio das quais busca-se responder: Como os sentidos são negociados pela professora na atividade de leitura? Como os alunos constroem sentidos colaborativamente na atividade de leitura? Quais ações realizadas pela professora-pesquisadora possibilitam o protagonismo do aluno na construção de sentidos, bem como sua constituição como agente de letramento na atividade de leitura? O quadro metodológico, qualitativo- interpretativo (MOITA LOPES, 2006), caracteriza o desenvolvimento da pesquisa. O instrumento metodológico utilizado foi o Pensar Alto em Grupo – PAG (ZANOTTO, 2014), o qual defende uma prática leitora dialógica e participativa. Os sujeitos da pesquisa foram os participantes do Curso de Extensão: “Desenvolvendo o Letramento Acadêmico: Práticas de leitura e escrita na Universidade”. A discussão proposta neste trabalho está inserida na área do conhecimento denominada Linguística Aplicada, numa perspectiva indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), que se ocupa em pesquisar a linguagem humana nas suas relações de interação, bem como assume a concepção dialógica de linguagem (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2003) e a concepção social de Letramento (STREET, 2014). Os dados revelaram que o PAG é viabilizador das construções de sentido de forma coletiva. Nele, o aluno se constitui sujeito-leitor-responsivo (BATISTA-SANTOS, 2018) à medida que refuta, concorda, infere e ressignifica suas leituras. Ainda, com os dados analisados, percebemos o rompimento paradigmático da professora-pesquisadora enquanto negociadora e mediadora dos múltiplos sentidos na aula de leitura, uma vez que ela saiu de lugar de autoridade máxima interpretativa para ouvir e legitimar as vozes dos participantes durante a atividade de leiturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana Pereira de Assis - Dissertação.pdf966.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.