Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3625
Authors: Leal, Maria da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Gonçalves Filho, Francisco
Title: Um estudo do planejamento didático na educação infantil e alguns elementos a serem considerados nas questões étnico-raciais
Keywords: Planejamento; Infância; África; Afro-brasileiro; Discriminação.
Issue Date: 23-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: LEAL, Maria da Silva. Um estudo do planejamento didático na educação infantil e alguns elementos a serem considerados nas questões étnico-raciais. 2018. 43 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O planejamento didático é de suma importância na educação, sendo ele um instrumento que permite toda uma equipe de profissionais da educação ter segurança para enfrentar os desafios encontrados nas práticas pedagógicas. Desta forma empreendemos um estudo tendo como objetivo a importância do planejamento na educação infantil. E tendo como metodologia o estudo da relação do planejamento com a implementação de uma nova abordagem curricular que considere o enfrentamento do racismo, do preconceito e da discriminação étnico - racial. Os resultados apontaram a necessidade de mudanças na maneira de conduzir o processo educativo, e neste, o planejamento é importante quando trata-se das questões étnico-raciais, pois foi preciso uma Lei, como a 10.639/2003 e ou, a Lei 11.645/2008 para que as escolas pudessem rever seus conteúdos e planejamentos no que se refere aos estudos da história e da cultura africana e afro-brasileira.
Abstract: The didactic planning is of paramount importance in education, being an instrument that allows a whole team of education professionals to have security to face the challenges found in pedagogical practices. In this way we undertake a study aiming at the importance of planning in early childhood education. And having as a methodology the study of the relationship of planning with the implementation of a new curricular approach that considers the confrontation of racism, prejudice and ethnic - racial discrimination. The results pointed out the need for changes in the way of conducting the educational process, and in this, planning is important when it comes to ethnic-racial issues, since it required a Law, such as 10.639 / 2003 and / or Law 11.645 / 2008 so that the schools could review their contents and planning regarding the studies of African and Afro-Brazilian history and culture.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3625
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