Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3616
Authors: Oliveira, Luciane Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Sandes, Fábio Nascimento
Title: O RPG como alternativa de ensino de língua inglesa: Utilizando a imaginação como recurso pedagógico
Keywords: Aprendizagem de Lingua Inglesa;RPG;Jogos;Imaginação
Issue Date: 21-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: OLIVEIRA, Luciane Costa. O RPG como alternativa de ensino de língua inglesa: utilizando a imaginação como recurso pedagógico. 2019. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2019.
metadata.dc.description.resumo: De forma geral, é dito que a aprendizagem efetiva do inglês acaba consistindo no domínio satisfatório das quatro competências que são: ler, entender, escrever e falar. Assim, o aprendizado do inglês acaba possibilitando o aumento da percepção do sujeito enquanto cidadão atuante na sociedade. É nesse contexto que as escolas têm um papel extremamente importante na formação de sujeitos que tenham conhecimento referente à Língua Inglesa (LI). O presente trabalho tem como objetivo refletir de que forma a imaginação pode ser utilizada como um recurso pedagógico a partir da utilização dos recursos existentes no Roleplaying Game (RPG). Para isso, foi realizado um estudo de caso sobre o tema, em uma escola pública de Porto Nacional – TO, para 18 alunos da 3a série do ensino médio. Logo, concluiu-se que os jogos tem um papel extremamente importante nos dias atuais e que com o RPG não é diferente, pois, utilizando-o é possível utilizar a LI como uma forma de aumentar as perspectivas de formação cultural e cidadã, além de ampliar a comunicação em um tempo de interação social e imediata.
Abstract: In general, it is said that the effective learning of English consists in a satisfactory domain of four skills which are: reading, listening, speaking and writing. Thus, the learning of English allows increasing the perception of the person as an active citizen in society. It is in this context that schools have an extremely important role in the formation of people who have knowledge in the English Language. The present study aims to reflect upon how the imagination can be used as a pedagogical resource from the use of existing resources in the Roleplaying Game (RPG). To do this, we conducted a case study on the topic, in a public school of Porto Nacional-TO, for 18 students from the third grade of high school. Therefore, it was concluded that the games play an extremely important role in the present days and that with the RPG is no different, because by using it, it is possible to use the English Language as a way to increase the prospects of cultural and citizen education, as well as to expand the communication in a time of social and immediate interaction.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3616
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