Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3614
Autor(a): Souza, Zilmene Santana
Orientador: Rolim , Carmem Lucia Artioli
Título: Educação hospitalar: a atuação do professor no atendimento às crianças em tratamento de saúde
Palavras-chave: Educação e saúde; Prática docente; Formação docente; Brinquedoteca; Educación hospitalaria; Práctica docente; Biblioteca juguete
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: SOUZA, Zilmene Santana. Educação hospitalar: a atuação do professor no atendimento às crianças em tratamento de saúde. 2016. 126f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2016.
Resumo: A presente pesquisa buscou analisar o processo pedagógico educacional em um ambiente hospitalar, na atuação do professor, considerando as especificidades de crianças em tratamento de saúde, bem como perceber o percurso histórico de institucionalização da educação hospitalar; conhecer a proposta educacional para o aluno em tratamento de saúde em um ambiente hospitalar público na cidade de Palmas; descrever, pelo olhar do professor, o processo da educação hospitalar; e identificar contribuições e enfrentamentos vivenciados, pelo professor, no atendimento educacional hospitalar, considerando-se as especificidades de crianças em tratamento de saúde. Os dados foram coletados em um hospital público na cidade de Palmas-TO, considerando-se a existência do atendimento educacional hospitalar e a atuação do professor nesse contexto. A investigação se desenvolveu a partir da abordagem qualitativa de cunho descritivo; como estratégia metodológica, utilizou-se o estudo de caso, e como técnica de coleta de dados, a observação e a entrevista semiestruturada. Para desenvolvimento, a pesquisa foi construída dando voz ao professor, em um caminhar que perpassou questões relativas à regulamentação do atendimento, à prática docente, à formação do professor para o atendimento educacional à criança hospitalizada. Os resultados obtidos demonstram que a educação hospitalar oferece diferentes possibilidades educativas para o atendimento à criança hospitalizada. No campo de pesquisa, identificou-se a existência da brinquedoteca, que, em sua dinâmica, possibilita desenvolver ações ludoterapêuticas, contribuindo para amenizar o sofrimento, diminuir a ansiedade e elevar a autoestima da criança e seus familiares. Percebeu-se, ainda, a importância de pensar a formação do professor em um cenário de possibilidades e enfrentamentos, no qual, destacamos a necessidade de aproximação do hospital com as experiências escolares buscando oportunizar às crianças em tratamento de saúde, o acesso as atividades características da infância.
Abstract: La presente investigación buscó analizar el proceso educativo de aprendizaje en un entorno hospitalario, en la actuación y formación docente, teniendo en cuenta las particularidades de los niños en el cuidado de la salud, así como percibir el recorrido histórico de institucionalización de la educación hospitalaria; conocer la propuesta educativa para el alumno en tratamiento de salud en un ambiente hospitalario público en la ciudad de Palmas; describir, por la mirada del maestro, el proceso de la educación hospitalaria; e identificar contribuciones y enfrentamientos vivenciados, por el profesor, en la atención educativa hospitalaria, considerando las especificidades de niños en tratamiento de salud. Los datos se recogieron en un hospital público en la ciudad de Palmas-TO, teniendo en cuenta la existencia de los servicios educativos hospitalarios y la actuación del maestro en este contexto. La investigación se desarrolló a partir de la naturaleza descriptiva cualitativa; como estrategia metodológica, se utilizó el estudio de caso, y como técnica de recolección de datos, la observación y la entrevista semiestructurada. Para el desarrollo, la investigación fue construida dando voz al maestro, frente a un caminar que corría a través de cuestiones relacionadas con la regulación de la atención, a la práctica de la enseñanza, a la formación del profesor para los servicios educativos para los niños hospitalizados. Los resultados mostraron que la educación hospitalaria ofrece diferentes posibilidades de educación para la atención de los niños hospitalizados. En el campo de búsqueda, se identificó la existencia del juguete, que, en su dinámica, permitió desarrollar acciones ludoterapéuticas, ayudando a aliviar el sufrimiento, reducir la ansiedad y aumentar la autoestima de los niños y sus familias. Se percibió la importancia de pensar la formación del maestro en un escenario de posibilidades y enfrentamientos, en el cual, destacamos la necesidad de aproximación del hospital con las experiencias escolares buscando crear oportunidades a los niños en tratamiento de salud, el acceso a las actividades características de la infancia.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3614
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Zilmene Santana Souza - Dissertação.pdf924.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.