Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3613
Authors: Marinho, Karinne Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Rocha, Suzana Brunet Camacho da
Title: Alfabetização inicial: em busca de um caminho de qualidade
Keywords: Alfabetização; Concepções de linguagem; Gênero discursivo; Educação.
Issue Date: 21-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MARINHO, Karinne Sousa. Alfabetização inicial: em busca de um caminho de qualidade. 2021. 40 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo buscou refletir sobre a dificuldade de leitura e escrita dos alunos dos anos inicias do ensino fundamental. Objetivando em compreender como a escola pode repensar a pratica de leitura e escrita. A análise teve como base de estudo o processo de instalação do direito a educação, a história dos métodos de alfabetização, as concepções de linguagem na perspectiva de Ferrero, Bakhtin e Vygotsky e os gêneros discursivos e as práticas educacionais. Para tal investigação buscamos como referencial teórico aos escritores: Mortati (2004), Marcuschi (2003 e 2008), Geraldi (2011), Ferreiro (2011), Rego (1995) e Andrade (2011). É importante entender que o problema com a alfabetização não é recente no Brasil e que estar relacionada, entre outras questões, com os aspectos socioeconômicos e políticos. É nítido que ainda enfrentamos inúmeros problemas na educação, e principalmente problemas na alfabetização e o analfabetismo é um preocupante problema nos países subdesenvolvidos, comprometendo o pleno exercício da cidadania e o avanço socioeconômico do país. A pesquisa teve como percurso metodológico a abordagem qualitativa acompanhada da pesquisa bibliográfica. As nossas conclusões tendem para a afirmação de uma possível pratica de alfabetização voltada para os gêneros discursivos.
Abstract: El presente estudio buscó reflexionar sobre las dificultades de lectura y escritura de los estudiantes en los primeros años de la escuela primaria. Con el objetivo de comprender cómo la escuela puede repensar la práctica de la lectura y la escritura. El análisis se basó en el estudio del proceso de instalación del derecho a la educación, la historia de los métodos de alfabetización, los conceptos de lenguaje desde la perspectiva de Ferrero, Bakhtin y Vygotsky y los géneros discursivos y prácticas educativas. Para esta investigación se buscó como referencia teórica a los escritores: Mortati (2004), Marcuschi (2003 y 2008), Geraldo (2011), Ferreiro (2011), Rego (1995) y Andrade (2011). Es importante entender que el problema de la alfabetización no es reciente en Brasil y que está relacionado, entre otros temas, con aspectos socioeconómicos y políticos. Es evidente que aún enfrentamos numerosos problemas en la educación, y especialmente los problemas de alfabetización y el analfabetismo es un problema preocupante en los países subdesarrollados, que compromete el pleno ejercicio de la ciudadanía y el avance socioeconómico del país. La investigación tuvo como recorrido metodológico el abordaje cualitativo acompañado de la investigación bibliográfica. Nuestras conclusiones tienden a afirmar una posible práctica de alfabetización centrada en géneros discursivos.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3613
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karinne Sousa Marinho -Monografia.pdf414.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.