Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3611
Authors: Monacè, Jhon-kelly
metadata.dc.contributor.advisor: Pedroso Neto, Antônio José
Title: Dyaspora haitianos no Brasil, Voye Kòb e famílias no Haiti: vínculos sociais, múltiplas estratégias de reprodução e dyasporização
Keywords: Sociologia econômica; Espaço social transnacional; Dyasporização; Estratégias de reprodução; Voye kòb; Economic Sociology; Transnational Social Space; Haiti; Dyasporization; Strategies of Reproduction
Issue Date: 28-Oct-2021
Citation: MONACÉ, Jhon-kelly. Uso da terra, aptidão hídrica e expansão da atividade agrícola no sudoeste do Tocantins: identificação de cenários e fragilidades.2021. 410f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Palmas, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Esta tese é uma pesquisa historicizante/historicizada e objetivante/objetivada que busca compreender de uma maneira diferente das outras pesquisas por que os imigrantes haitianos (dyaspora) que vivem no Brasil enviam dinheiro (voye kòb) para suas famílias e amigos que vivem no Haiti. Eu uso as noções e teorias da sociologia econômica bourdieusiana e as da sociologia da migração para conduzir uma investigação sociológica sobre os dyaspora da comunidade haitiana na Região metropolitana de Belo Horizonte do Estado de Minas Gerais, Brasil. Nesta pesquisa, eu uso um questionário-entrevista, objetivação participante e entrevista em profundidade. Os resultados mostram que a emigração haitiana e a realidade de voye kòb não são desenraizadas e des-historicizadas da sociedade; não são naturais. Não dependem dos aspectos econômicos que, ao contrário, tendem a des-historicizá-las. Ao contrário, são construções sociais que podem ser historicizadas ou re-historicizadas. São o resultado das estratégias de reprodução social e reconversão, pensadas e realizadas pelas famílias haitianas como formas de inserção social e econômica não apenas no Haiti como espaço social de origem, mas também no Brasil como espaço social de destino. Os resultados da pesquisa me permitem redefinir a noção dyaspora do ponto de vista êmico a partir do estudo dos vínculos entre os imigrantes haitianos e o país de origem. Dyaspora é uma noção que reflete uma realidade; é uma construção social que serve de status social prestigioso para os haitianos que residem aletranje, independentemente do país de residência. Os dados mostram que o dinheiro enviado pelos dyaspora às suas famílias tem um significado utilitário. Esta é uma grande descoberta da pesquisa. Entretanto, o mais importante dos resultados da pesquisa é que os dados mostram que pelo fato de voye kòb, os dyaspora se dyasporizam ainda mais e consequentemente, são positivamente sancionados em prestígio, capital simbólico, reconhecimento. Os dyaspora que não voye kòb sem justificar os motivos são negativamente sancionados por dyaspora bouda chire, engra e manfouben; se desclassificam no Espaço social transnacional haitiano e são desdyasporizados especialmente pelos agentes do Espaço social de origem. Por fim, os resultados me permitem dizer que os dyaspora voye kòb para que possam manter o status prestigioso de dyaspora que também os ajuda a existir socialmente no Haiti.
Abstract: This thesis is a historicizing/historicized and objectivizing/objectivized research that seeks to understand differently than other research why Haitian immigrants (dyaspora) who living in Brazil send money (voye kòb) to their families and friends living in Haiti. I use the notions and theories of Bourdieusian economic sociology and those of the sociology of migration to conduct sociological research on the dyaspora of the Haitian community in the Metropolitan region of Belo Horizonte, Minas Gerais State, Brazil. In this research, I use questionnaire interview, participant objectivation, and in-depth interview. The results show that Haitian emigration and the reality of voye kòb are not uprooted and de-historicized from society; they are not natural. They do not depend on economic aspects that tend to de-historicize them. On the contrary, they are social constructions that can be historicized or re-historicized. They are the result of Strategies of social reproduction and reconversion, thought and carried out by Haitian families as ways of social and economic insertion not only in Haiti as Social space of origin, but also in Brazil as Social space of destination. The results of the research allow me to redefine the notion dyaspora from an emic point of view, from the study of the links between Haitian immigrants and the country of origin. Dyaspora is a notion that reflects a reality; it is a social construct that serves as a prestigious social status for Haitians residing aletranje, regardless of the country of residence. The data show the money sent (voye kòb) by the dyaspora to their families has a utilitarian meaning. This is a major finding of the research. However, the most important of the research findings is that the data show that by the fact of voye kòb, the dyaspora dyasporize themselves more and consequently are positively sanctioned in prestige, symbolic capital, recognition. The dyaspora who do not voye kòb without justifying the reasons are negatively sanctioned by dyaspora bouda chire, engra and manfouben; they disqualify themselves in the Haitian transnational social Space and are de dyasporized especially by the agents of the Social space of origin. Finally, the results allow me to say that the dyaspora voye kòb so that they can maintain the prestigious status of dyaspora that also helps them to exist socially in Haiti.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3611
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