Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/361
Author: Sousa, Kênia Alves de
Advisor: Cabral, José Pedro Cabrera
Title: Avaliação da efetividade dos cursos oferecidos pelo PRONERA - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária na EFA - Escola Família Agrícola em Porto Nacional - TO
Keywords: Educação no/do Campo;Populações rurais;Escolas Famílias Agrícolas;Movimentos Sociais;PRONERA;Educación en / campo;las poblaciones rurales;Escuelas de la Familia Agrícola;Movimientos Sociales
Issue Date: 10-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Program: Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG
Citation: SOUSA, Kênia Alves de. Avaliação da efetividade dos cursos oferecidos pelo PRONERA - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária na EFA - Escola Família Agrícola em Porto Nacional - TO. 2017. 75f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2017.
Resumo: A presente pesquisa faz uma análise histórica da educação brasileira evidenciando a Educação do Campo e as populações rurais. Durante muito tempo apenas as elites masculinas e urbanas tiveram acesso à educação. Este estudo aborda como a Educação do/no Campo veio se desenvolvendo através de um processo histórico lento. O enfoque se dá em compreender como tais leis têm contribuído ou não para o desenvolvimento de uma Educação do/no Campo, sob o entendimento e posicionamento do Estado em relação às práticas educativas para os que trabalham e residem no meio rural brasileiro. Esse discurso envolve a importância da Pedagogia da Alternância e o acesso às escolas do campo nas EFAs e as CRFs. E, a influência da organização de Movimentos Sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST, o Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB e a Comissão Pastoral da Terra-CPT para estas populações. A metodologia utilizada para esta análise foi uma revisão bibliográfica, bem como leis, decretos, resoluções, etc. Foi realizada uma pesquisa in loco, por meio de questionário aplicado aos discentes dos cursos Técnico em Agroecologia e Magistério nível Médio para verificar algumas inquietações a cerca das transformações que o PRONERA promove a eles. E, um questionário direcionado aos coordenadores(as) dos cursos, examinando sobre a forma como é executado o PRONERA e como acontece o acompanhamento dos discentes que estão em curso e os que já concluíram, pelo Programa na EFA em Porto Nacional - TO.
Abstract: Esta investigación es un análisis histórico de la educación brasileña resaltando el campo de la educación y las poblaciones rurales. Durante mucho tiempo, sólo las élites masculinas y urbanas tenían acceso a la educación. Este estudio se ocupa de la forma en la Educación / Campo venía desarrollando a través de un lento proceso histórico. Se da el foco a entender cómo tales leyes han contribuido o no al desarrollo de un / educación en el campo, en el entendimiento y la posición del Estado en relación con las prácticas educativas para trabajar y vivir en zonas rurales de Brasil. Este discurso implica la importancia de la pedagogía de la alternancia y el acceso a las escuelas de campo en esenciales a la EFAs y CRFs. Y la influencia de la organización movimientos sociales como el Movimiento de los Sin Tierra, MST, Movimiento de Afectados por Represas-MAB y la Comisión Pastoral de la Tierra, CPT para estas poblaciones. La metodología utilizada para este análisis fue una revisión de la literatura, así como las leyes, decretos, resoluciones, etc. una encuesta sobre el terreno se llevó a cabo a través de un cuestionario aplicado a los estudiantes de cursos técnicos de nivel Agroecología y Medio Magisterio para verificar algunas preocupaciones acerca de las transformaciones que PRONERA los promueve. Y un cuestionario dirigido a los coordinadores (los) cursos de instrucción el modo en que ejecute la PRONERA y como es el seguimiento de los alumnos que están en marcha y los ya celebrados por el programa de la EFA en el Porto Nacional - TO.
URI: http://hdl.handle.net/11612/361
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kênia Alves de Sousa - Dissertação.pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.