Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3605
Authors: Pinheiro, Jamilla Marques de Brito
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, André Luiz Augusto da
Title: Ato infracional e privação de liberdade: uma análise do CASE-TO
Keywords: Ato infracional;Punição;Medidas socioeducativa;Ressocialização
Issue Date: 17-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: PINHEIRO, Jamilla Marques de Brito. Ato infracional e privação de liberdade: uma análise do CASE-TO. 2018. 96 f. Monografia (Graduação) - Curso de Serviço Social, UFT, Miracema, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, apresenta uma reflexão sobre o atendimento socioeducativo de internação realizado, no Centro de Atendimento Socioeducativo – CASE em Palmas-TO. Objetivou-se analisar os documentos que regulam o atendimento socioeducativo do CASE para refletir sobre a direção do atendimento neste contexto institucional. a pesquisa de caráter qualitativo, utilizou como instrumentos o levantamento bibliográfico, junto a obras de referência na área e documental, este último realizado junto às informações contidas no: Projeto Político Pedagógico e do Regimento Interno que norteiam o atendimento realizado pelo Centro de Atendimento Socioeducativo de Palmas- TO. Em se tratando dos dados empíricos nos utilizamos da pesquisa de campo, e da possibilitada pela realização do estágio supervisionado obrigatório II, III e IV para formação em Serviço Social. Os resultado e discussões referem que os documentos analisados apresentam algumas lacunas que limitam a efetivação plena da proposta ressocializadora. Ademais foi possível analisar que, os mecanismos de poder exercidos pelas instituições que privam o indivíduo de sua “liberdade”, são totalmente tendenciosas e seletivas, elegendo aqueles passiveis de interdição, que são em sua maioria: pobres e negros. Diante do quadro, nota-se que a não efetivação da política pública retira dos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa, a chance de construírem um caminho rumo a cidadania nos intramuros institucionais.
Abstract: The present work of completion of course, presents a reflection on the attendance educational of hospitalization performed, in the service center educational-CASE in Palmas-to. It was intended to analyze the documents that regulate the educational attendance of the CASE to reflect on the direction of attendance in this institutional context. The research of qualitative character, used as instruments the bibliographical survey, together with reference works in the area and documentary, the latter carried out with the information contained in: Pedagogical political project and of the Internal Regiment that guide The service is performed by the edu- cational de Palmas-to service centre. When it comes to the empirical data we use the field research, and the realization of the compulsory supervised internship II, III and IV for training in Social services. The results and discussions refer that the documents analyzed present some gaps that limit the full effect of the resocializing proposal. It was also possible to consider that the mechanisms of power exerted by the institutions that deprive the individual of their "free- dom" are totally biased and selective, electing those passive interdiction, which are mostly: poor and black. In the face of the picture, it is noted that the non-effect of public policy draws from adolescents who are complying with youth measure, the chance to build a path towards citizenship in institutional intramuros.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3605
Appears in Collections:Serviço Social

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