Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3563
Autor(a): Queiroz, Matheus Moreira
Queiroz, Rafael Moreira
Orientador: Almeida, Gisele Detomazi
Título: TDAH no contexto escolar: possíveis metodologias para o ensino da matemática
Palavras-chave: TDAH;Educação Matemática;Metodologias
Data do documento: 15-Dez-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: QUEIROZ, Matheus Moreira; QUEIROZ, Rafael Moreira. TDAH no contexto escolar: possíveis metodologias para o ensino da matemática. 29 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
Resumo: O tema do presente artigo é o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no contexto escolar e possíveis metodologias que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem da matemática. Esta pesquisa tem como objetivo trazer informações em relação ao TDAH, seus sintomas, tratamentos e principalmente analisar o contexto educacional de crianças e adolescentes com o transtorno. Apresenta, ainda, estratégias que auxilia jovens com TDAH a se incluírem no processo de ensino da matemática, através dos jogos e das ações psicopedagógicos. A metodologia utilizada para fundamentar este trabalho foram as pesquisas bibliográficas referentes ao TDAH e metodologia de ensino da matemática na educação especial. Observa-se que o professor é o agente ativo dentro do panorama educacional da aprendizagem matemática e responsável por aplicar metodologias que visem alcançar as subjetividades motoras, cognitivas e sociais de seus educandos. Constatou que as atividades lúdicas pedagógicas auxiliam na diminuição da ansiedade, desatenção e na melhora do rendimento escolar de alunos com TDAH.
Abstract: The theme of this article is Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the school context and possible methodologies that help the teaching-learning process of mathematics. This research aims to provide information regarding ADHD, its symptoms, treatments and mainly to analyze the educational context of children and adolescents with the disorder. It also presents strategies that help young people with ADHD to be included in the process of teaching mathematics, through games and psych pedagogical actions. The methodology used to support this work was bibliographic research on ADHD and mathematics teaching methodology in special education. It is observed that the teacher is the active agent within the educational panorama of mathematical learning and responsible for applying methodologies that aim to reach the motor, cognitive and social subjectivities of their students. It found that playful educational activities help to reduce anxiety, inattention and improve school performance of students with ADHD.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3563
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Monografia Matemática - Matheus Moreira Queiroz e Rafael Moreira Queiroz.pdf733.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.