Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3561
Authors: Rangel, Bethania Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Ivo Pereira da
Title: Os objetos virtuais de aprendizagem como alternativa para ensino das construções geométricas elementares
Keywords: Construções Geométricas;Aprendizagem Significativa;Objetos Virtuais
Issue Date: 9-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RANGEL, Bethania Ribeiro. Os objetos virtuais de aprendizagem como alternativa para ensino das construções geométricas elementares. 55 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa que teve como método de coleta de informações a observação, realizada nas aulas da disciplina de Construções Geométricas- UFT- Arraias -TO nos semestres letivo 2020/2 e 2021/1. Com o intuito de responder a seguinte questão problema: Como promover um aprendizado com significado, nos aprendizes, trabalhando com os objetos do conhecimento matemático dispostos na ementa da disciplina de Construções Geométricas através dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA)? Pensando em responder esse problema, a primeira ideia que veio à memória foi que a Geometria está presente em diversos objetos do nosso cotidiano, e é por meio desse saber que o aprendiz pensa e aprende as medidas, as formas e a capacidade das figuras, mostrando assim a importância de estudar as construções geométricas, pois estas proporcionam ao aprendiz maneiras de visualizar os conceitos, as definições e as propriedades das figuras geométricas estudadas, proporcionando uma aprendizagem com significado. Neste sentido, do aprendiz aprender com significado, após observação, análise e reflexão das aulas ministradas pelos professores A e B de construções geométricas, proponho neste trabalho atividades para serem desenvolvidas em aulas de Matemática, tais atividade nomeadas de objeto virtual de aprendizagem, com a intenção de desenvolver nos aprendizes uma aprendizagem significativa. Para construir o OVA esta pesquisa foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa defendida por David Ausubel. Seguindo as lentes dessa Teoria, deve ser levado em consideração tudo aquilo que o aprendiz já sabe sobre o objeto do conhecimento em estudo e esse conhecimento que deve ser utilizado como ponte para ensino do determinado objeto do conhecimento.
Abstract: The present work presents the development of a qualitative research that had observation as a method of collecting information, carried out in the classes of the discipline of Geometric Constructions - UFT - Arraias -TO in the 2020/2 and 2021/1 academic semesters. In order to answer the following problem question: How to promote meaningful learning in learners, working with the objects of mathematical knowledge arranged in the syllabus of the Geometric Constructions discipline through Virtual Learning Objects (VLO)? Thinking about answering this problem, the first idea that came to mind was that geometry is present in many objects of our daily lives, and it is through this knowledge that the learner thinks and learns the measurements, shapes and capacity of figures, showing thus the importance of studying Geometric Constructions, as they provide the learner with ways to visualize the concepts, definitions and properties of the studied geometric figures, providing meaningful learning. In this sense, for the learner to learn with meaning, after observation, analysis and reflection of the classes taught by teachers A and B on geometric constructions, I propose in this work activities to be developed in Mathematics classes, such activities named Virtual Learning Object (VLO) , with the intention of developing in the apprentices a significant learning. To build the OVA this research was based on the Meaningful Learning Theory defended by David Ausubel. Following the lens of this Theory, everything that the learner already knows about the object of knowledge under study and this knowledge that must be used as a bridge for teaching the particular object of knowledge must be taken into account.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3561
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Matemática - Bethania Ribeiro Rangel.pdf2.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.