Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3556
Autor(a): Lima, Ana Cláudia Ferreira
Orientador: Pereira, Carolina Machado Rocha Busch
Título: Reflexões acerca da categoria território usado dentro da BNCC de Geografia
Palavras-chave: Território usado; Progressão de aprendizagens; Educação geográfica; Raciocínio geográfico; Used Territory; Learning Progression; Geographical education; Geographical reasoning
Data do documento: 29-Abr-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG
Citação: LIMA, Ana Cláudia Ferreira. Reflexões acerca da categoria território usado dentro da BNCC de Geografia. 2020. 94f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Porto Nacional, 2020.
Resumo: Esta pesquisa é dedicada ao estudo da Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. O interesse por esse estudo surgiu ao identificar a indicação da categoria território, usada para o ensino de Geografia na BNCC. Dessa forma, o presente trabalho foi norteado pelo objetivo de refletir como o referido documento orienta o estudo dessa categoria para a educação geográfica. A implementação do documento é fruto de um processo histórico, no Brasil, que se inicia na Constituição Federal de 1988 e perpassa pela indicação em outros documentos normativos federais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Plano Nacional de Educação (PNE) e outros. A pesquisa, de natureza teórica, foi fundamentada pela reflexão sobre o estatuto epistemológico da ciência geográfica para o ensino, a importância do desenvolvimento do raciocínio geográfico na escola e a contribuição do território usado para a educação geográfica. A BNCC está estruturada a partir de competências e habilidades, as quais foram analisadas no intento de verificar as possibilidades de se trabalhar com a categoria território usado na educação básica. Após a realização das análises das referências escolhidas para a pesquisa, conclui-se que o componente curricular Geografia, na área de ciências humanas da BNCC para o Ensino Fundamental, demonstra grandes possibilidades para o desenvolvimento do raciocínio geográfico, não só da ciência geográfica, mas também do ensino, a partir da categoria território usado.
Abstract: This research is dedicated to the study of Geography at the Common National Curriculum Base (BNCC) for Elementary School. The interest for this study appeared when identifying the indication of the territory category, utilized for the teaching of Geography in the BNCC. Therefore, the Master’s Thesis present have the objective to reflect how the aforementioned document orients the study of the territory category for geographic education. The implementation of the document is the result of a historical process in Brazil, which began in the Federal Constitution of 1988 and is reflected in other federal normative documents, such as the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), the Plano Nacional de Educação (PNE) and others. The research, of a theoretical nature, was based on reflection on the epistemological status of geographic science for teaching, the importance of the development of geographical reasoning in school and the contribution of the used territory for geographic education. The BNCC is structured on the basis of competences and skills, which were analysed in order to verify the possibilities of working with the category used territory in elementary education. After the analysis of the references chosen for the research, it is concluded that the curricular subject, Geography, in the area of human sciences of the BNCC for primary education, demonstrates great possibilities for the development of geographical reasoning, not only of geographical science, but also of teaching, starting from the category used territory.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3556
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