Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3545
Autor(a): Cunha, Débora Ferreira da
Orientador: Rodrigues, Rosimeire Aparecida
Título: O ensino de matemática e o desenvolvimento do pensamento numérico na alfabetização
Palavras-chave: Ensino de matemática;Letramento matemático;Numeramento;Alfabetização
Data do documento: 21-Nov-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CUNHA, Débora Ferreira da. O ensino de matemática e o desenvolvimento do pensamento numérico na alfabetização. 49 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019.
Resumo: O presente trabalho busca apresentar algumas considerações sobre o ensino de matemática e o desenvolvimento do pensamento numérico na alfabetização, envolvendo os aspectos relacionados ao pensamento matemático no processo de aprendizagem da criança, diante disso procurando resolver a seguinte questão, como desenvolver na criança a compreensão dos elementos matemáticos em situações cotidianas? Para este trabalho citaremos alguns autores utilizados, Colello e Leite (2010), Adair e Passos (2018), Mizukami (2004) Mendes (2001), Paiva (2017), Rodrigues (2017), Santos e Oliveira e Oliveira (2017), estes foram utilizados na referencial e abordagem metodológica. Objetivando trabalhar sobre os aspectos matemáticos para compreender como as práticas de numeramento se efetivam ao envolver no contexto escolar o reconhecimento das quantidades e do uso do pensamento numérico a partir de situações cotidianas. Tendo como base uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter subjetivo e o que pretende expor os fatos, aprendizagens e resultados obtidos através da pesquisa-ação. Sendo que o método de análise como a apresentação da prática foi desenvolvido no âmbito escolar por meio da narrativa, tendo em vista o processo de alfabetização matemática, e de como as práticas de numeramento podem estar envolvidas ao contexto escolar de forma significativa para o processo de formação. A importância de as práticas estarem correlacionadas ao dia a dia da criança e na área de conhecimento matemático. Ao longo desse processo o que se buscou é que os educandos adquiram conhecimento e aprendizagem diante da proposição de práticas de numeramento. Os resultados contribuíram para um repensar sobre a constituição dos conhecimentos pedagógicos para o ensino de matemática de forma significativa no processo de formação com: o uso da matemática ligada às práticas cotidianas, aos elementos matemático operacionais, a importância da alfabetização matemática com o aprendizado no desenvolvimento da autonomia, criando estratégias para construção de conhecimento numérico e das quantidades e comunicar matematicamente.
Abstract: This paper presents some considerations about the teaching of mathematics and the development of numerical thinking in literacy, involving the aspects related to mathematical thinking in the learning process of the child, trying to solve the following question: how to develop the understanding of Mathematical elements in everyday situations? For this work we some authors will be quoted such as Colello and Leite (2010), Adair and Passos (2018), Mizukami (2004) Mendes (2001), Paiva (2017), Rodrigues (2017), Santos and Oliveira and Oliveira (2017). They were used in the references and methodological approach. The main aim is to work on the mathematical aspects to understand how numeracy practices take effect, by involving in the school context, the recognition of the quantities and use of numerical thinking from everyday situations. Based on a research of qualitative approach, in a subjective way which intend intends to expose the facts, learnings and obtained results through action research. Since the method of analysis as well the presentation of the practice was developed in the school context through narrative, taking into account the process of mathematical literacy, and how the numbering practices can be significantly involved in the school context for the process of teaching. The importance of practices being correlated to the child's daily life and in the area of mathematical knowledge. Throughout this process the aim was to provide students knowledge and learning in context of the proposition of numbering practices. The results contributed to a new view on the constitution of pedagogical knowledge for mathematics teaching, in significantly way in the process of education with: the use of mathematics linked to everyday practices, operational mathematical elements, the importance of mathematical literacy with learning in autonomy development, creating strategies to build numerical knowledge and quantities and how to communicate mathematically.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3545
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