Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3543
Autor(a): Fernandes, Jurimar Moreira
Orientador: Costa, Magda Suely Pereira
Título: Identidade e saberes sobre a infância Kalunga: o que dizem as crianças, jovens e anciões da comunidade Riachão de Monte Alegre Goiás
Palavras-chave: Saberes;Infância Kalunga;Tradições Culturais;Identidade;Modernidade
Data do documento: 3-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: FERNANDES, Jurimar Moreira. Identidade e saberes sobre a infância Kalunga: o que dizem as crianças, jovens e anciões da comunidade Riachão de Monte Alegre Goiás. 61 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019.
Resumo: Este trabalho constitui-se de leituras e dados que buscam analisar a identidade e os saberes da infância Kalunga sobre suas manifestações culturais tradicionais, relacionando-a com a relação à modernidade, com crianças do 1o ao 5o de 6 a 12 anos de idade. O presente estudo teve um caminhar metodológico de cunho qualitativo, com foco nos princípios da fenomenologia, onde a essência e os significados dos discursos sobre a identidade e os saberes das crianças da comunidade Kalunga do município de Monte Alegre-GO tiveram grande importância. Como parte da metodologia, introduzimos alguns fragmentos das percepções de três ancestrais sobre estes saberes das crianças da comunidade. A base teórica teve como autores Silva (2001), Neto (2018), Charlot (2013), Del Priori (1992), Costa (2000). Os dados dessa investigação revelaram que as crianças sabem muito sobre sua identidade e sua cultura, mas demonstrou também o movimento de um processo conflituoso do viver das crianças com as experiências dos anciãos, evidenciando alguns impactos na convivência do novo com o velho nesse tempo modernização. Espera-se que o estudo venha contribuir para novas discussões sobre a infância quilombola, sua identidade e preservação da cultura.
Abstract: Este trabajo consiste en lecturas y datos que buscan analizar la identidad y el conocimiento de la infancia de Kalunga sobre sus manifestaciones culturales tradicionales, relacionándolas con la relación con la modernidad, con niños de 1 a 5 años de 6 a 12 años.El presente estudio tuvo un enfoque metodológico cualitativo, centrado en los principios de la fenomenología, donde la esencia y el significado de los discursos sobre la identidad y el conocimiento de los niños de la comunidad Kalunga de Monte Alegre-GO fueron de gran importancia. Como parte de la metodología, presentamos algunos fragmentos de las percepciones de tres ancians sobre este conocimiento de los niños de la comunidad. La base teórica tuvo como autores Silva ( 2001), Neto (2018), Charlot (2013), Del Priori (1992),Costa(2000). Los datos de esta investigación revelaron que los niños saben mucho sobre su identidad y cultura, pero también demostraron el movimiento de un proceso conflictivo de la vida de los niños con las experiencias de sus antepasados, destacando algunos impactos en la coexistencia de lo nuevo con lo viejo en este tiempo de modernización. Se espera que el estudio contribuya a nuevas discusiones sobre la infancia de quilombola, su identidad y preservación de la cultura.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3543
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Monografia Pedagogia - Jurimar Moreira Fernandes.pdf978.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.