Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3541
Autor(a): Santos, Valquiria da Cunha
Orientador: Campanini, Barbara Doukay
Título: O uso de recursos audiovisuais como proposta didática para o ensino fundamental
Palavras-chave: Filmes;ensino de ciências;recurso pedagógico;divulgação científica
Data do documento: 25-Nov-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SANTOS, Valquiria da Cunha. O uso de recursos audiovisuais como proposta didática para o ensino fundamental. 51 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020.
Resumo: Partindo do pressuposto de que os filmes comerciais podem ser incluídos no contexto escolar como recurso estimulador e enriquecer a prática pedagógica, este estudo objetivou-se analisar o potencial dos filmes “Animais unidos jamais serão vencidos” e “Wall. e” como ferramenta didática no ensino de ciências. Em referencial teórico, trazemos um breve histórico sobre o ensino de ciências na educação. Em seguida, temos um tópico intitulado à importância da divulgação cientifica no ensino buscamos conceituar o que é divulgação cientifica e após apresentamos quais são os meios de divulgação cientifica, por fim, apresentamos um tópico sobre o uso de filmes no ensino de ciências como pratica pedagógica em que foi realizado um levantamento bibliográfico feito a partir dos artigos publicados no banco de dados do ENPEC (2011 a 2020) de construtos teóricos para fundamentar a pesquisa sobre o uso de filmes no ensino de ciências em que buscamos destacar como vem sendo discutido essa temática nos últimos 5 (cinco) anos, ressaltamos estudos realizados por vários autores como Carrera e Arroio (2011), Santos e Gebara (2013) , Mello e Neto (2015) entre outros. Para proceder tal pesquisa utilizamos dos atributos de uma abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e documental para a realização das análises sobre o potencial do uso de filmes baseou-se na análise fílmica proposta por Vanoye e Goliot-Leté (1994) e a análise de conteúdo de Bardin (1977). Com base na analise dos filmes, elaboramos a proposta de uma sequência didática (SDI) e propormos o seu uso no ensino o 5o ano do ensino fundamental com o intuito de demonstrar que os dois filmes escolhidos abordam conteúdos que podem ser utilizados como recurso pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental na disciplina de ciências.
Abstract: Based on the assumption that commercial films can be included in the school context as a stimulating resource and enrich the pedagogical practice, this study aimed to analyze the potential of the films “United animals will never be won” and “Wall. and ”as a didactic tool in science teaching. In theoretical framework, we bring a brief history about science teaching in education. Next, we have a topic entitled the importance of scientific dissemination in teaching, we seek to conceptualize what scientific dissemination is and after we present what are the means of scientific dissemination, finally, we present a topic on the use of films in science teaching as pedagogical practice in which a bibliographic survey was carried out based on articles published in the ENPEC database (2011 to 2020) of theoretical constructs to support research on the use of films in science education in which we seek to highlight how this topic has been discussed in the last 5 (five) years, we highlight studies carried out by several authors such as Carrera and Arroio (2011), Santos and Gebara (2013), Mello and Neto (2015) among others. In order to carry out this research, we used the attributes of a qualitative approach of bibliographic and documentary type to carry out the analyzes on the potential of the use of films based on the film analysis proposed by Vanoye and Goliot-Leté (1994) and the content analysis of Bardin (1977). Based on the analysis of the films, we elaborated the proposal for a didactic sequence (SDI) and proposed its use in teaching in the 5th year of elementary school in order to demonstrate that the two chosen films address contents that can be used as a pedagogical resource in early years of elementary school in the science discipline.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3541
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Monografia Pedagogia - Valquiria da Cunha Santos.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.