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Authors: SANTOS, Olegário Valadares dos
metadata.dc.contributor.advisor: SANTOS, Wilson Rogério dos
Title: Perfil de uma turma de alunos ingressantes no curso de Educação do Campo – Campus Arraias
Keywords: Educação do campo;Perfil do aluno;Formação de professores
Issue Date: 4-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Olegário Valadares dos. Perfil de uma turma de alunos ingressantes no curso de Educação do Campo – Campus Arraias. 64 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata da Educação do Campo. Por meio dele, procuramos realizar um levantamento sobre o perfil de uma turma de alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Tocantins, notadamente no campus de Arraias, região sudeste do Estado. A intenção foi tentar compreender qual era o perfil do ingressante no curso, o que levava os alunos e alunas a optarem pela área, de onde vieram e quais suas perspectivas de desenvolvimento humano e social. O trabalho está fundamentado em teóricos como: Santos (2017), Sales (2018), Rodrigues (2009), dentre outros e está dividido em três capítulos, além das considerações finais. No primeiro capítulo, foi feito um pequeno levantamento bibliográfico, discutindo parte do que foi escrito sobre o assunto. No segundo capítulo, tratou-se da metodologia e do processo de coleta dos dados e no terceiro capítulo, foi realizada a análise dos dados e a apresentação de algumas conclusões. A coleta de dados foi realizada por meio de um levantamento (survey) e os resultados foram relatados com o apoio de quadros e gráficos. Trata-se de pesquisa vinculada, em um primeiro momento, aos planos quantitativos, especialmente quando se trata da aplicação do instrumento de coleta de dados; no entanto, a pesquisa também não deixa de ter abordagens qualitativas, especialmente, no momento da análise e interpretação dos dados obtidos. Sendo nesse segundo momento a pesquisa destinada a descrever um fenômeno social, no caso, o perfil de uma turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo. A investigação foi realizada em aproximadamente dois semestres letivos, que foram divididos em oito etapas, no ano de 2019. A observação foi realizada com os alunos ingressantes da turma de 2019 no curso de Educação do Campo, no campus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins. Como resultados foi possível conhecer de uma forma mais particular o alunado do curso e obter informações que poderão auxiliar gestores e professores, fundamentando práticas que promovam um melhor aproveitamento dos recursos e esforços investidos no desenvolvimento do curso.
Abstract: The present work deals with Rural Education. Through it, we tried to carry out a survey on the profile of a class of students entering the Degree Course in Rural Education at the Federal University of Tocantins, notably on the campus of Arraias, in the southeastern region of the state. The intention was to try to understand what was the profile of the freshman in the course, what led the students to choose the area, where they came from and what their perspectives of human and social development are. The work is based on theorists such as: Santos (2017), Sales (2018), Rodrigues (2009), among others and is divided into three chapters, in addition to the final considerations. In the first chapter, a small bibliographic survey was made, discussing part of what was written on the subject. In the second chapter, the methodology and data collection process were dealt with and in the third chapter, the data analysis and the presentation of some conclusions were carried out. Data collection was carried out through a survey and the results were reported with the support of tables and graphs. It is research linked, at first, to quantitative plans, especially when it comes to the application of the data collection instrument; however, the research also has qualitative approaches, especially when analyzing and interpreting the data obtained. In this second moment, the research aimed at describing a social phenomenon, in this case, the profile of a class of the Degree in Rural Education. The investigation was carried out in approximately two academic semesters, which were divided into eight stages, in 2019. The observation was made with the students entering the class of 2019 in the course of Rural Education, at the campus of Arraias of the Federal University of Tocantins. As a result, it was possible to get to know the students entering the course in a more particular way and obtain information that can help managers and teachers, supporting practices that promote a better use of resources and efforts invested in the development of the course.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3536
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