Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3503
Autor(a): Sá , Welinton Alves de
Orientador: Zacariotti, Marluce
Título: Educação na cibercultura: a vida acadêmica na palma da mão no app ITOP
Palavras-chave: Juventudes; Tecnologias digitais; Educação, Aplicativo, Aprendizagem; Youths; Digital Technologies; Education; Application; Learning
Data do documento: 14-Nov-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: SÁ, Welinton Alves de. Educação na cibercultura: a vida acadêmica na palma da mão no app ITOP. 2019. 74f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2019.
Resumo: Este trabalho consiste em um relatório que apresenta o processo de pesquisa e o produto educacional resultante da mesma, realizados no âmbito do Mestrado Profissional em Educação (PPPGE) da UFT. Estamos imersos nos movimentos da cibercultura, as instituições de ensino, em especial as particulares, estão sendo chamadas a pensar mais opções de ensino a distância, de aulas online, os alunos cada vez têm menos tempo e, nesse contexto, pensar estratégias de interação, aprendizagem e de facilidade para a vida acadêmica torna-se imperioso. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma pesquisa para a construção de um aplicativo de informações, de interação e facilitador do processo de ensino/ aprendizagem para a faculdade ITOP, em Palmas-TO. Buscamos juntar nesse mesmo aplicativo ferramentas que os alunos poderiam acessar tanto atividades de ensino, como informações sobre seu curso, a faculdade, além de resolver problemas, tudo ao alcance de sua mão. Partimos do princípio de que a realidade da instituição e de seus alunos necessitava de algo que promovesse possibilidades de aprendizagem além da sala de aula, interação e formas de solucionar problemas administrativos de maneira rápida e objetiva. Assim, a pesquisa, de cunho exploratório e descritiva, teve como técnicas de levantamento de dados pesquisa bibliográfica, questionários com perguntas abertas e fechadas e entrevista. levantamos o perfil dos alunos da faculdade e seus consumos das tecnologias digitais para nos ancorar na montagem do aplicativo. Também realizamos entrevista com a direção da faculdade para entender quais as principais necessidades de comunicação com os alunos e a proposta pedagógica da instituição, especialmente no que diz respeito a estender o processo de ensino para além do horário formal das aulas.. A pesquisa apontou um perfil de juventudes que têm acesso à internet, que consomem produtos das tecnologias digitais e que se interessam por facilitar suas vidas por meio delas. Identificou também que o acesso à internetdisponibilizado pela Faculdade ITOP contribui satisfatoriamente para o uso das TIC’s desses alunos. O produto final, resultado da pesquisa, foi o aplicativo canal ITOP, com software totalmente adaptável às mais variadas formas de hardware e aglutinador de sistemas da instituição em uma única plataforma, capaz de possibilitar a continuidade dos estudos dos alunos em um ambiente virtual
Abstract: This paper consists of a report that presents the research process and the resulting educational product, carried out within the scope of UFT's Professional Master in Education (PPPGE). We are immersed in the cyberculture movements, educational institutions, especially private ones, are being called to think more distance learning options, online classes, students have less time and, in this context, think interaction strategies, Learning and ease for academic life becomes imperative. In this sense, the objective of this work was to develop a research for the construction of an information application, interaction and facilitator of the teaching / learning process for the ITOP college in Palmas-TO. We seek to put together in this same application tools that students could access both teaching activities, information about their course, college, and problem solving, all at your fingertips. We assumed that the reality of the institution and its students needed something that promoted learning possibilities beyond the classroom, interaction, and ways to solve administrative problems quickly and objectively. Thus, the research, exploratory and descriptive, had as data collection techniques bibliographic research, questionnaires with open and closed questions and interview. We raised the profile of college students and their consumption of digital technologies to anchor us in building the app. We also conducted an interview with the college board to understand the main communication needs with the students and the institution's pedagogical proposal, especially with regard to extending the teaching process beyond the formal class schedule. . The survey found a profile of youths who have access to the internet, who consume digital technology products and who are interested in making their lives easier through them. It also identified that the internet access provided by the ITOP Faculty satisfactorily contributes to the use of ICTs of these students. The final product, resulting from the research, was the ITOP channel application, with software fully adaptable to the most varied forms of hardware and systems agglutinator of the institution in a single platform, capable of allowing students to continue their studies in a virtual environment.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3503
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