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Autor(a): Oliveira, Lucinara Bento de
Orientador: Costa, Ingrid Laís de Sena
Título: O papel da estratégia empresarial no cenário pandêmico: um estudo junto às companhias varejistas
Palavras-chave: Companhia de varejo;Estratégia Empresarial;Pandemia;Desempenho
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: OLIVEIRA, Lucinara Bento de. O papel da estratégia empresarial no cenário pandêmico: um estudo junto às companhias varejistas. 41fl. Monografia do curso de Ciências Contábeis. Universidade Federal do Tocantins, Campus Palmas,2021.
Resumo: A pandemia COVID-19 no Brasil teve início em 26 de fevereiro de 2020, e gerou um emaranhado de reviravoltas, seja na esfera social, política e econômica. Como consequência a crise econômica gerada atingiu setores diversos, bem como nas companhias de varejo, as referidas mudanças também não foram diferentes. Dessa forma as empresas precisaram se adaptar ao novo cenário pandêmico, por meio das medidas de enfrentamento, usando planejamentos e através de estratégias. Visando contribuir, o presente trabalho tem como objetivo, compreender a relação das estratégias adotadas pelas empresas de varejo com o desempenho organizacional durante a pandemia. A metodologia adotada nesta pesquisa é descritiva, documental, qualitativa e quantitativa. Na amostra de dados e coleta, utilizou empresas de capital aberto listadas na Brasil Bolsa Balcão – B3 pertencentes ao setor varejista no ano de 2020. As empresas varejistas que serviram como objeto de pesquisa para esse trabalho foram: Lojas Americanas, Magazine Luiza e Via varejo. A análise compreendeu apenas o momento de forte contingência, sendo o período de pandemia do ano de 2020. Para isso, foi realizado, no tratamento e análise dos dados, a aplicação de alguns indicadores de desempenho com base nas informações trimestrais disponibilizadas pelas empresas em seus relatórios financeiros, além de análise das estratégias adotadas pelas empresas. Com isso, averiguou-se que cada companhia varejista adotou estratégias particulares. Um dos principais resultados obtidos foram as transições das vendas feitas por meio de lojas físicas para aquelas realizadas pelas lojas virtuais, ou seja, pelo meio virtual. Quanto ao desempenho, alguns indicadores obtiveram variações positivas para as três varejistas, destacando a Alavancagem, a Composição de Endividamento. No que se refere a Liquidez Corrente, apenas a Lojas Americanas conseguiu obter resultados sem decréscimo nos 4 trimestres. Com relação ao ROA (Retorno sobre ativo) e ao ROE (Retorno sobre o patrimônio liquido) sofreram algumas variações com acréscimos e decréscimos durante os trimestres analisados.
Abstract: The COVID-19 pandemic in Brazil began on February 26, 2020, and generated a tangle of twists, be it in the social, political and economic spheres. As a consequence, the economic crisis generated reached different sectors, as well as in retail companies, the referred changes were also no different. Thus, companies needed to adapt to the new pandemic scenario, through coping measures, using planning and through strategies. In order to contribute, this paper aims to understand the relationship between the strategies adopted by retail companies and organizational performance during the pandemic. The methodology adopted in this research is descriptive, documentary, qualitative and quantitative. In the sample of data and collection, it used publicly traded companies listed in Brasil Bolsa Balcão - B3 belonging to the retail sector in the year 2020. The retail companies that served as the object of research for this work were: Lojas Americanas, Magazine Luiza and Via Varejo. The analysis comprised only the moment of strong contingency, being the pandemic period of the year 2020. For that, in the treatment and analysis of the data, the application of some performance indicators was carried out based on the quarterly information provided by the companies in their financial reports, in addition to analysis of the strategies adopted by the companies. Thus, it was found that each retail company adopted particular strategies. One of the main results obtained was the transition from sales made through physical stores to those made through virtual stores, that is, through the virtual medium. As for performance, some indicators obtained positive variations for the three retailers, highlighting Leverage, the Debt Composition. With regard to Current Liquidity, only Lojas Americanas managed to obtain results without a decrease in the 4 quarters. With regard to ROA (return on assets) and ROE (return on equity), they suffered some variations with increases and decreases during the quarters analyzed.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3462
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