Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3453
Autor(a): Oliveira, Anderson Luiz de
Orientador: Cezari, Eduardo José
Título: Autoavaliação de curso: criação de uma plataforma de evidências e autoavaliação de cursos de graduação
Palavras-chave: Autoavaliação de curso; Evidências; Sistema de avaliação; Course self-assessment; Evidence; Assessment system
Data do documento: 27-Out-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: OLIVEIRA, Anderson Luiz de. Autoavaliação de curso: criação de uma plataforma de evidências e autoavaliação de cursos de graduação. 2021. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2021.
Resumo: A autoavaliação é um processo necessário para a melhoria contínua da qualidade e efetividade de qualquer curso e em qualquer modalidade de oferta, presencial ou à distância. Com base em uma pesquisa exploratória, não encontramos ferramentas ou plataformas digitais que, além de possibilitar essa autoavaliação, estivesse alinhada com o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presenciais ou a Distância disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação. Como objetivo principal deste trabalho, buscou desenvolver uma plataforma online que auxiliasse na autoavaliação dos cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins. O intuito deste ambiente, agora, não é gerar notas, seja quantitativa ou qualitativa, primeiro ela busca proporcionar o autoconhecimento dos pares sobre o curso e sobre o próprio instrumento de avaliação. A Plataforma de Autoavaliação e Evidências, intitulado, Evidências+, vem para auxiliar a autoavaliação dos cursos de graduação, possibilitando ainda, agregar evidências de ações ou práticas do curso que colaboram como justificativa da autoavaliação realizada pelos pares. Portanto, agregando uma base de conhecimento das ações/práticas realizadas pelo curso.
Abstract: Self-assessment is a necessary process for the continuous improvement of the quality and effectiveness of any course and in any type of offer, in person or at a distance. Based on an exploratory research, we did not find tools or digital platforms that, in addition to enabling this self-assessment, were aligned with the Assessment Instrument for On-site or Distance Undergraduate Courses provided by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira of the Ministry of Education. The main objective of this work was to develop an online platform that would help in the self-assessment of undergraduate courses at Universidade Federal do Tocantins. The purpose of this environment, now, is not to generate grades, whether quantitative or qualitative, it first seeks to provide peers' self-knowledge about the course and about the assessment instrument itself. The Self-Assessment and Evidence Platform, entitled, Evidence+, comes to assist in the self-assessment of undergraduate courses, also enabling to add evidence of course actions or practices that collaborate as justification for self-assessment performed by peers. Therefore, adding a knowledge base of the actions/practices carried out by the course.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3453
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