Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3447
Autor(a): Rodrigues, Duciâny Batista da Silva
Orientador: Khidir, Kaled Sulaiman
Título: Relações de gênero e ensino de matemática: uma análise do projeto as “minas” da matemática
Palavras-chave: Ensino de Matemática; Relações de Gênero; Empoderamento; Mulheres; Etnomatemática; Mathematics teaching; Gender Relations; Empowerment; Women; Ethnomathematics
Data do documento: 26-Fev-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat
Citação: RODRIGUES, Duciâny Batista da Silva. Relações de gênero e ensino de matemática: uma análise do projeto as “minas” da matemática.2020.90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Arraias, 2020.
Resumo: O presente trabalho disserta sobre relações de gênero e ensino de Matemática, o papel da escola nesse cenário e como professores e professoras, podem contribuir com a redução das desigualdades e diferenças entre gêneros, dentro e fora do ambiente escolar. É feita uma análise dos encontros do projeto As “Minas” da Matemática, procurando apresentar uma prática pedagógica que tem como objetivo promover trocas de saberes de conceitos matemáticos com público alvo exclusivamente feminino, de todas as idades, com vistas na melhoria da aprendizagem, possibilitando o progresso no rendimento escolar, tanto em matemática quanto em outras disciplinas. Favorecendo o crescimento pessoal de cada estudante, dando-lhes ferramentas para o aumento da autoestima e para o crescimento profissional e acadêmico. Cada encontro é dividido em três momentos: no primeiro a temática trata do empoderamento; no segundo são trabalhadas atividades envolvendo conteúdos da Matemática; e por fim o tema é sobre profissões. Como estímulo, à permanência e aproveitamento dos encontros, são oferecidos prêmios motivacionais doados por parceiros locais. Nossa questão de investigação é como propor, desenvolver e repensar ações que possibilitem um ensino de matemática desprovido do preconceito nas relações de gênero, impostas pelas relações sociais, que geram desigualdades e, principalmente, inferiorização das mulheres? Para responder esta questão, estabelecemos como objetivo geral analisar as ações realizadas no Projeto As “Minas” da Matemática, à luz do referencial teórico, com vista a perceber quais influenciaram e promoveram emancipação e aprendizado em matemática, além de empoderamento e fortalecimento da mulher como sujeito ativo na construção da sociedade. Como objetivos específicos escolhemos: realizar o levantamento das ações desenvolvidas no projeto As “Minas” da Matemática; analisar os dados coletados das ações desenvolvidas no projeto; repensar as metodologias do projeto a partir da análise dos dados. Diante da importância de repensarmos as relações de gênero e ensino de Matemática há a necessidade de construção de práticas pedagógicas que estimulem o respeito às diferenças e que promovam condições de igualdade de aprendizado matemático para os gêneros. Com a metodologia da pesquisa-ação foi possível identificar pontos falhos na execução das ações, provocando um refletir e uma nova proposta para se atingir os objetivos do projeto através de atividades relacionadas às práticas socioculturais das participantes, fazendo uso da Etnomatemática como elemento norteador. A mulher matematiza e ensina matemática de geração para geração através das suas práticas de cotidiano, escolarizadas ou não. A mulher é agente ativo na construção de si mesma, da família e da sociedade. Um desejo latente nos passos finais dessa pesquisa é que as ações do projeto As “Minas” da Matemática evoluam e colaborem com a ensinagem da matemática escolar através da matemática construída nas práticas socioculturais. Melhor que descobrir as falhas em nossas práticas é a oportunidade de evolução.
Abstract: The present work talks about gender relations and Mathematics teaching, the role of the school in this scenario and how teachers can contribute to the reduction of inequalities and differences between genders, inside and outside the school environment. An analysis is made of the meetings of the project The “Minas” of Mathematics, seeking to present a pedagogical practice that aims to promote the exchange of knowledge of mathematical concepts with an exclusively female target audience, of all ages, with a view to improving learning, enabling progress in school performance, both in mathematics and in other subjects. Favoring the personal growth of each student, giving them tools for increasing self-esteem and for professional and academic growth. Each meeting is divided into three moments: in the first, the theme deals with empowerment; in the second, activities involving Mathematics contents are worked on; and finally the theme is about professions. As a stimulus, to the permanence and enjoyment of the meetings, motivational prizes donated by local partners are offered. Our research question is how to propose, develop and rethink actions that make it possible to teach mathematics devoid of prejudice in gender relations, imposed by social relations, which generate inequalities and, especially, the inferiorization of women? To answer this question, we established as a general objective to analyze the actions carried out in the project The “Minas” of Mathematics, in the light of the theoretical framework, with a view to perceiving which influenced and promoted emancipation and learning in mathematics, in addition to empowering and strengthening women as an active subject in the construction of society. As specific objectives we chose: to carry out a survey of the actions developed in the project The “Minas” of Mathematics; analyze the data collected from the actions developed in the project; rethink project methodologies based on data analysis. Given the importance of rethinking gender relations and teaching Mathematics, there is a need to build pedagogical practices that encourage respect for differences and that promote conditions of equal mathematical learning for genders. With the action research methodology, it was possible to identify flawed points in the execution of the actions, causing a reflection and a new proposal to achieve the project's objectives through activities related to the socio-cultural practices of the participants, making use of Ethnomathematics as a guiding element. Women mathematize and teach mathematics from generation to generation through their daily practices, whether schooled or not. Women are active agents in building themselves, their families and society. A latent desire in the final steps of this research is that the actions of the project The “Minas” of Mathematics evolve and collaborate with the teaching of school mathematics through mathematics built on socio-cultural practices. Better than discovering the flaws in our practices is the opportunity for evolution.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3447
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